Realize
Ferramentas

Aprenda a preencher um recibo, que deve conter duas vias

23 de agosto de 2016

homem entregando recibo para mulher com blusa rosa

Recibo é um documento escrito, que serve para comprovar o recebimento de algo, geralmente um pagamento. Nele consta diversas informações, como o valor em algarismos e por extenso, o nome da pessoa que fez o pagamento, o endereço dela e do que se trata. Se o pagador for pessoa jurídica deve constar o CNPJ dele. Elaboramos um modelo de recibo para que você baixe, imprima e faça cópias para usar quantas vezes desejar.

O ideal é que o documento tenha duas vias para que, assim, uma cópia fique com cada uma das partes envolvidas. Normalmente, o recibo é dado pela pessoa ou empresa que recebe o dinheiro e todo o processo deverá constar no documento.

No pé do recibo, a pessoa que fornece o documento deve assinar, afirmando que recebeu o valor descrito nele. Se o recibo for emitido por uma empresa (pessoa jurídica), pode haver necessidade de especificar o valor da retenção do Imposto de Renda sobre o valor bruto. Nesse caso, pode ou não haver testemunhas.

O recibo não tem o mesmo valor que uma nota fiscal, pois não serve para arrecadação de impostos do governo.

Meu Negócio Brilhante: modelo de recibo

Aprenda a emitir recibo, que deve ter duas vias e ser dado pela empresa que recebe o dinheiro. Não vale como nota fiscal, mas garante o acordo.

  • Essa matéria foi útil?
  • 1 0
Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.