Realize > Mão na massa

8 boas dicas para vender no dia dos namorados

dia dos namorados

Por que você precisa ler este texto?

Datas comemorativas significam aumento nas vendas. Mas para ter lucro extra, é preciso se preparar. Criatividade, organização e planejamento são essenciais para vender mais no dia dos namorados.

Junho é uma das melhores épocas do ano para aumentar os lucros, especialmente em razão do dia 12 de junho. Mas para vender no dia dos namorados, o empreendedor deve se planejar com antecedência. Garantir bom atendimento, além de produtos e serviços diferenciados, é essencial.

Em datas comemorativas, a tendência é que o número de vendas suba, já que a procura aumenta. No entanto, a concorrência também é maior. Independente da sua área de atuação, a chave para vender no dia dos namorados é investir em presentes criativos.

Flores, chocolates, roupas, livros, acessórios e artigos de decoração são os presentes mais comuns. Mas você já pensou em vender passeios para o casal? Ou aulas que possam fazer em dupla?

Dicas para vender no dia dos namorados

1 – Planeje-se com antecedência

Planejar-se com antecedência é a regra de ouro para bem aproveitar as datas comemorativas. Como o movimento nas semanas que antecedem o dia dos namorados vai subir, prepare-se para contratar mão de obra extra ou trabalhar mais nesse período.

Se você trabalha com encomendas, faça um cronograma para entregar tudo na data correta sem desespero. Atrasos com certeza irão te prejudica.

2 – Atendimento personalizado

dia dos namorados

Foto: Istock/Getty Images

Comprar um presente para o dia dos namorados é diferente de comprar a lembrancinha para o amigo secreto da firma. Nessa data, clientes escolhem produtos personalizados e, para isso, contam com a ajuda do vendedor.

Pergunte ao cliente quais são as características do parceiro e ofereça produtos que façam sentido. Se você tem uma livraria, faça perguntas como “gênero literário preferido”, “temas de interesse” e “quais livros leu recentemente”. Se tem uma loja de cosméticos, pergunte “qual o tipo de pele”, “se utiliza maquiagem”, “quais perfumes já usou” e assim por diante. Ajudar o cliente neste caso é fundamental.

3 – A imagem é a alma do negócio

No dia dos namorados, a ideia é impressionar o parceiro e, no seu caso, o cliente. Invista em belas embalagens chamativas para atrair consumidores. Pacotes diferenciados para presentes comuns dão um toque especial. Use laços, flores, fitas e tons vermelhos. Já pensou, por exemplo, ele uma caixa personalizada ou um vidro com o nome da pessoa presenteada desenhado à caneta? Busque referências criativas e solte a imaginação.

Se você tem uma loja física, vale a pena investir na decoração. Coloque faixas avisando que o seu estabelecimento tem presentes especiais para o dia dos namorados, prepare o ambiente e deixe-o ainda mais agradável.

4 – Presentes personalizados e customizados

dia dos namorados

Foto: Istock/Getty Images

Presentes personalizados são boas apostas para vender no dia dos namorados. Canecas, cartões, fronhas, almofadas, quadros e porta-retratos com fotos do casal ou com dizeres escolhidos pelo cliente são opções que muita gente gosta.

Presentes customizados são os normais que receberam um a mais. Cervejas artesanais podem ser organizadas dentro de caixas decoradas para o dia dos namorados. Outra opção é disponibilizar cestas decoradas com diferentes opções de quitutes, como queijos e chocolates.

Para ganhar dinheiro extra, uma boa ideia é vender cartões customizados para acompanhar o presente.

5 – Doces da moda

Essa dica é especial para quem empreende no ramo de doces ou simplesmente gosta de cozinhar e deseja ganhar dinheiro extra. Crie um mix de doces da moda, como brownies, cupcakes, macarrons, brigadeiros gourmet e bolos de pote. Embale-os em um pacote especial e anexe um cartão customizado.

6 – Serviços para dois

Nada mais romântico do que presentear o amado com passeios, aulas ou viagens que podem ser feitos a dois. Portanto, quem trabalha no ramo de serviços não fica de fora quando o assunto é vender mais no dia dos namorados.

Se você tem uma agência de viagens, ofereça pacotes com desconto para casais. Se é professor ou tem alguma habilidade, como carpintaria ou confeitaria, ofereça cursos e aulas para dois.

7 – Prepare seu restaurante

Além de presentear, casais saem para jantar no dia dos namorados. Considere abrir as portas do seu restaurante durante a noite — caso  só funcione no almoço — e prepare cardápios especiais para o dia. Além disso, trabalhe com reservas de mesas, nem que seja apenas neste dia: o movimento aumenta e ninguém gosta de ficar esperando para comemorar uma data especial, não é mesmo?

8 – Seu sex shop vai bombar

Quem é dono de sex shop tem lucro certo no dia dos namorados. Nessa época do ano, até os casais mais convencionais cogitam a ideia de comprar produtos e brinquedos para apimentar a relação. Prepare seu estoque e invista na decoração do espaço.

Você já começou a se preparar para o dia dos namorados?

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.