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4 modelos de e-mails que você vai precisar enviar um dia

modelos de e-mail

E-mail é uma das formas mais comuns de se comunicar no dia a dia, tanto quanto o WhatsApp ou o bom e velho telefone. Porém, basta uma palavra mal usada para que um relacionamento se fortaleça ou seja destruído. Pensando nisso, elaboramos sete dicas úteis com modelos de e-mails, nos quais você pode se inspirar para lidar com clientes, parceiros e pessoas com quem deseja futuramente estabelecer um contato cada vez mais próximo.

Por meio dos modelos de e-mails a seguir, você será capaz de fazer reuniões produtivas, dizer “não” de forma gentil e fazer com que a pessoa para quem você escreve responda o seu e-mail.

Modelos de e-mails que você vai precisar escrever um dia

Como fazer com que pessoas ocupadas respondam seus e-mails

Para começo de conversa, seja breve. Isso significa que você precisa ir direto ao ponto, mas sem perder a elegância. Se for possível resumir um e-mail em duas ou três frases será muito mais fácil de lê-lo rapidamente. Caso tenha mais de um parágrafo, a chance da pessoa deixar para ler depois e nunca mais responder aumenta.

Como pedir para que uma pessoa te apresente a alguém

Vá direto ao ponto. Faça uma rápida introdução e escreva de forma clara o que você deseja. Por exemplo: vamos imaginar que você viu a palestra da pessoa para quem você escreve um e-mail agora. Nessa palestra, ela citou uma outra pessoa que foi muito importante para ela por algum motivo. Esse mesmo motivo também te interessou. No e-mail, você pode começar falando sobre essa busca que vocês têm em comum e pedir, por gentileza, para que ela dê o contato dessa pessoa que influenciou o caminho dela. Pronto! Agora é só esperar a resposta positiva!

Como marcar uma reunião produtiva

As pessoas estão cansadas de reuniões. No geral, elas acabam tomando muito tempo e dificilmente se chega a alguma conclusão. Mas como dono do próprio negócio e tendo bem claro o propósito da sua empresa, você pode mudar essa realidade.

Ao enviar um e-mail para marcar uma reunião produtiva, seja com sua equipe ou parceiros, liste os tópicos que serão tratados de forma bem objetiva. Mostre para eles que uma reunião, além de produtiva, pode ser bem-humorada sem perder a eficiência. Ao final dela, faça uma ata sobre tudo o que ficou acertado e envie novamente um e-mail para as pessoas que participaram da reunião. Caso tenha que fazer uma nova reunião, você será bem lembrado.

Como pedir feedback

Feedback, termo em inglês que já se tornou bastante comum e é também chamado de retorno, é estar disposto a ouvir a opinião do outro. Isso pode ser muito importante para o seu negócio. Se você precisa do feedback de alguém que tenha mais experiência do que você na área, envie um e-mail se apresentando e mostre, logo de cara, que você conhece o trabalho da pessoa para quem você escreve. Isso vai estabelecer uma conexão imediata e despertará interesse em quem vai receber o e-mail.

Deixe claro que tipo de retorno você espera dessa pessoa e como ela pode ajudar você dando a sua opinião. Empreendedores de sucesso sabem que ninguém cresce sozinho no mercado. Amanhã, você poderá fazer o mesmo com pessoas menos experientes.

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