Realize > Mão na massa

LinkedIn: aprenda como usar essa rede profissional para o seu negócio

linkedin

Não tem como fugir: para aumentar as vendas do seu negócio, você precisa apostar nas redes sociais. As opções são inúmeras e a decisão de qual escolher vai depender muito de onde está o seu público alvo. Uma boa dica para quem quer empreender é entrar também no LinkedIn. Essa rede social foi criada especialmente para fazer contatos profissionais. Dá até para oferecer seu produto por lá, mas isso precisa ser feito com muito cuidado.

O LinkedIn tem hoje cerca de 460 milhões de usuários espalhados pelo mundo todo. E o Brasil é um dos países que têm mais gente cadastrada e usando quase todo dia. O bacana dessa rede é que o seu perfil vai estar lá para mostrar seu lado profissional, o que você já conquistou na sua carreira e por quais empregos já passou.

Todo mundo que entra lá está interessado na mesma coisa: trocar experiências profissionais, acompanhar a divulgação de novas vagas e, claro, fazer muito contato.Por isso, não caia na tentação de ficar compartilhando posts de gatos fofos e correntes, como é normal fazer no Facebook. A ideia no LinkedIn, especialmente para os empreendedores, é aumentar o networking e manter contato com clientes ou mesmo fornecedores e parceiros.

Dicas para a sua empresa no LinkedIn

O ideal é que você crie duas páginas: uma para você e outra para a sua empresa. Se estiver com dúvida sobre como fazer isso do jeito certo, pesquise bastante e não tenha pressa. Lembrou de alguma empresa que tem a ver com a sua? Que tal entrar no perfil dela e ver como a página foi montada e os tipos de posts e interações que ela faz?

O próprio LinkedIn já tem preparado um passo a passo com cinco etapas, que ajuda muito na hora de construir uma página atrativa para sua empresa. A dica mais importante é que você precisa manter o perfil ativo. E isso significa fazer atualizações quase todos os dias.

Passo a passo do LinkedIn

A primeira coisa que você vai precisar fazer é criar o seu perfil pessoal. Escolha uma foto que tenha a ver com o seu estilo, mas que também seja adequada para ser usada como cartão de visitas. Quanto mais completo for seu perfil, mais interessante ele vai ser para as outras pessoas.

Agora que sua página está pronta, é hora de criar a da sua empresa.

linkedin

Foto: Istock/Getty Images

Você vai ser incluído como o administrador dela. Isso vai te dar acesso total para editar e mudar tudo o que quiser e for possível.

Página criada, agora é a hora de deixar ela chamativa. Se o seu negócio já possuir um logotipo, melhor. Quando você acrescenta a logomarca e uma imagem de capa, acaba ganhando mais credibilidade — além de deixar o visual mais apresentável. Segundo os dados do LinkedIn, os perfis que têm um logo próprio recebem seis vezes mais visitas do que aqueles que não tem.

O passo seguinte é muito importante: separe um tempinho e descreva com calma o que sua marca faz e quais são os diferenciais. Não esqueça de deixar bem claro o tipo de serviço que você oferece. Isso aumenta suas chances de aparecer na busca quando alguém procurar pelo serviço ou produto.

Cuidados ao interagir na rede profissional

Para começar a atrair gente interessada no seu negócio, vai ser preciso movimentar a página. Se você já tiver um blog da empresa, dá para compartilhar os links por lá. Mas também é possível postar textos diretamente no LinkedIn, incentivando seguidores a fazer comentários. Só é importante lembrar sempre que tudo o que for postado ali deve falar da sua empresa e de negócios.

Se você tiver funcionários, sócios ou parceiros, eles também podem adicionar a página da empresa nos perfis pessoais dele. Isso é bem fácil de fazer: quando forem preencher o campo que pede o local de trabalho atual, é só procurarem a página da empresa e seleciona-la. Pronto, o logo vai aparecer automaticamente.

Outra dica importante é ativar a aba de carreiras, chamada “Career Page”. Lá, você pode divulgar a missão da companhia, a cultura e até anunciar vagas que estiverem abertas. Por fim, deixe sempre o seu perfil atualizado. Agora é só começar e colher os resultados!

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.