Realize > Mão na massa

Como monetizar vídeos e ganhar dinheiro no YouTube

ganhar dinheiro no youtube

Por que você precisa ler este texto?

Ter um canal no YouTube monetizado e que gera receita é uma das formas de manter o próprio negócio ou ganhar um dinheiro extra. Saiba mais.

A internet trouxe novas possibilidades para os empreendedores. Uma delas é a chance de ganhar dinheiro no YouTube. Há uma infinidade de canais que já permitem que seus donos ganhem dinheiro extra ou até tirem renda suficiente para viver só disso.

Whindersson Nunes, Felipe Neto e Kéfera Buchmann são alguns dos youtubers com maior número de seguidores no Brasil, o que significa que são alguns dos mais ricos. Afinal, quanto mais visualizações tem o canal, mais dinheiro ele gera.

Você pode não se tornar um youtuber tão famoso quanto a Kéfera, mas pode criar um canal sobre um assunto do seu interesse e que atraia a atenção do público. A jornalista Nathalia Arcuri, por exemplo, resolveu compartilhar seus conhecimentos sobre finanças no canal “Me Poupe” e tem mais de 600 mil seguidores. Ela usa uma linguagem clara e fácil para falar sobre assuntos complicados, como o recente saque das contas inativas do FGTS e como conseguir uma investimento anjo para o seu negócio.

Outro bom exemplo são as youtubers de beleza, que dialogam com diferentes públicos. Gabi Oliveira, por exemplo, fala sobre estética negra, assim como questões raciais e já tem mais de 90 mil inscritos.

Como ganhar dinheiro no YouTube

Mas afinal, como as visualizações nos vídeos são revertidas em dinheiro no bolso dos youtubers? Ficar milionário com essa prática é raro, mas se você tiver uma boa base de assinantes, é possível gerar uma receita considerável.

O primeiro passo é definir o tema do seu canal e qual seu objetivo. Se você é mulher e tem uma oficina mecânica, pode ensinar outras mulheres a consertar carros – o que é um grande diferencial. Se faz receitas veganas deliciosas, pode ensiná-las online com bom humor.

Depois de criar o seu canal, escolher um nome e colocar uma foto, você deverá fazer o upload dos vídeos. O ideal é que o primeiro seja uma apresentação do canal. Em seguida, tente postar regularmente para começar a fidelizar o seu público. Periodicidade é muito importante para criar um vínculo com quem assiste seus vídeos.

Interaja com os assinantes respondendo os comentários que deixarem nos vídeos. Além disso, você pode criar vídeos especiais para os assuntos que eles discutem ou pedem. E para ganhar dinheiro com cada visualização de seus vídeos, monetize o canal.

Como monetizar o canal do YouTube

Monetizar significa permitir que o YouTube coloque anúncios em seus vídeos. Se você está acostumado com a plataforma, provavelmente sabe que propagandas são exibidas antes do vídeo começar, ou em uma pequena tela no canto enquanto está sendo reproduzido.

Para ativar a monetização na plataforma, faça o seguinte:

1 – Faça login na sua conta do YouTube;

2 – No canto superior direito, clique em “Estúdio de Criação”;

3 – Selecione “Canal > Status e Recursos”;

4 – Em “Monetização”, clique em “Ativar”;

5 – Siga as instruções na tela para aceitar os termos do programa de parcerias do YouTube.

Lembre-se de ler com atenção o contrato de monetização para entender como funciona e o que você pode ou não fazer nos vídeos. Alguns conteúdos que têm direitos autorais, como comentários em cima de trechos de filmes, podem ser vetados, por exemplo.

Para receber o pagamento, é preciso criar uma conta no Google AdSense. Clique aqui para fazer o cadastro e vincular a nova conta ao seu login do YouTube.

Depois, você deverá configurar quais tipos de anúncios deseja permitir em seus vídeos e se a monetização será automática ou não. Se sim, a cada upload, seu canal irá receber uma quantia. Se não, você deverá selecionar se deseja ou não ativar a geração de receita a cada envio de vídeo.

Para receber o dinheiro, é preciso ter conta no PayPal ou em um banco, além de um endereço de email e outras informações que o AdSense solicita antes de enviar o dinheiro. Você pode lucrar de duas formas: por clique no anúncio, o que rende mais dinheiro, e por visualizações, o que rende menos. Portanto, ter um bom público é fundamental.

No menu do seu canal, em “Análises”, é possível avaliar a performance do seu canal. Você poderá avaliar os ganhos, número de visualizações, público e assim por diante. Isso é importante para te ajudar a entender se o canal está rendendo frutos ou não.

Conquistar a audiência é algo gradativo e pode demorar um pouco até o seu canal dar frutos. Procure por dicas de youtubers que têm bastante seguidores e faça um conteúdo honesto e de qualidade.

Você tem outras dúvidas sobre canais no YouTube?

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.