Realize > Mão na massa

Comidas típicas e brincadeiras: dicas para lucrar na festa junina

festa junina

Por que você precisa ler este texto?

Todo empreendedor deve ficar atento às datas comemorativas, pois elas trazem a chance de ganhar dinheiro extra. Na festa junina, dá para lucrar com comidas típicas, brincadeiras ou organizando a própria festa.

Ao longo do mês de junho — e por vezes até julho –, festas juninas acontecem durante finais de semana e até em dias úteis. Igrejas, pátios de escolas, clubes e espaços públicos abrigam shows, fogueiras e barracas de comida e brincadeiras. Para o empreendedor, há muitas chances de ganhar dinheiro além de decorar seu espaço com bandeirinhas coloridas.

Festas temáticas atraem muita gente. Para a festa de São João, empreendedores podem separar a camisa xadrez e o chapéu de palha para beber quentão, comer maçã do amor e levar prendas para casa após acertar a boca do palhaço. E podem pensar em ações para os seus próprios negócios.

O empreendedor que deseja ganhar dinheiro extra nessa época pode montar uma barraca de São João para vender seus quitutes nas festas ou fornecer produtos para outros comerciantes que vão participar de eventos. Ideia é o que não falta, especialmente se você trabalha com comida.

Comidas típicas de festa junina

Ninguém resiste às deliciosas comidas típicas de uma festa junina. Receitas com fubá e amendoim, por exemplo, têm tudo para dar certo. Veja a lista do que você pode vender:

Doces

festa junina

Foto: Istock/Getty Images

– Pamonha doce;
– Curau;
– Bolos variados;
– Canjica;
– Paçoca;
– Pé de moleque;
– Doce de leite;
– Brigadeiro;
– Quindim;
– Maçã do amor;
– Torrone de amendoim;
– Espetinho de frutas com chocolate;
– Cocada;
– Pudim;
– Arroz doce.

Salgados

festa junina

Foto: Istock/Getty Images

– Pamonha salgada;
– Milho verde;
– Pipoca;
– Cachorro quente;
– Mini-pizza;
– Espetinho de carne;
– Arroz com pinhão;
– Caldo de feijão;
– Sopa.

Bebidas

– Quentão;
– Vinho quente:
– Chocolate quente.

Brincadeiras típicas de festa junina

Outra forma de ganhar dinheiro na festa junina é investir em brincadeiras. Além das ferramentas que compõem os jogos, é preciso comprar prendas para dar de presente aos participantes que vencem as disputas. Ursos de pelúcia, espelhos para maquiagem e raquetes de matar mosquitos são boas opções. Veja brincadeiras típicas de festa junina:

Corrida de saco

Tudo o que você vai precisar são sacos de estopa (aqueles usados para guardar batatas). Marque a linha de chegada com uma fita e pronto: os participantes pulam dentro dos sacos e quem chegar primeiro ao final, vence.

Boca do palhaço

Placa de madeira, tinta e bolinhas de plástico resolvem o seu problema. Na placa, pinte o rosto de um palhaço e faça um buraco onde deveria ser a boca. Os participantes devem tentar acertar as bolinhas no espaço. Quem acertar, ganha uma prenda.

Argola

Encha garrafas PET coloridas e coloque-as no chão ou em cima de uma mesa. O desafio é acertar as argolas nas garrafas. Quanto mais argolas o participante acertar, melhor é o prêmio.

Pescaria

Compre peixes de brinquedo, feitos para pescaria, e os fixe em uma piscina cheia de areia. Usando varas de pesca, os jogadores devem tentar fisgar os peixinhos por uma pequena argola fixada na boca.

Correio elegante

Os convidados devem trocar recadinhos entre si. Tradicionalmente, os bilhetes devem conter mensagens amorosas, mas deixe a imaginação dos participantes livre. Você pode oferecer frases já prontas ou permitir que eles escrevam o que desejarem. Rode a festa com uma cesta de palha, onde os bilhetinhos são inseridos. Certifique-se de que os recados serão entregues aos destinatários.

Cadeia

A cadeia é uma brincadeira divertida e tradicional. Para fazer o cerco, seja criativo: organize grades, cadeiras ou o que mais tiver à mão. Os participantes da festa pagam um pequeno valor para mandar parentes ou amigos para a cela.

Você pode definir as regras que permitem ao preso ser liberto, como recitar um poema, cantar uma música, fazer mimica e assim por diante.

Dicas para vender na festa junina

1 – Barraca decorada

Qual é a graça em ir a uma festa junina pouco decorada? Bandeirinhas, fitas, balões e flores devem enfeitar as mesas e barracas. Faça embrulhos temáticos para os alimentos e complete a decoração com chapéus de palha, luzes, fogueiras de mentira e muita cor. O mesmo vale para o seu estabelecimento, caso faça sentido você entrar no espírito junino, é claro.

Festa Junina

Foto: Istock/Getty Images

2 – Traje típico

Quando for atender os clientes na barraquinha, entre no clima e aposte no traje típico. Montá-lo é fácil: calça jeans, camisa xadrez, bota e chapéu de palha. Maria-chiquinha e pintinhas no rosto completam o visual das mulheres. Bigode, falso ou de verdade, o dos homens.

3 – Seja alegre e receptivo

Atender bem os seus clientes é necessário em qualquer tipo de negócio. Mas atendê-los durante a festa junina é diferente de atendê-los no shopping. A data comemorativa traz alegria e descontração, portanto deixe a vergonha de lado e seja receptivo e espirituoso com os consumidores que chegarem até a sua barraquinha.

Já pensou em organizar a sua própria festa junina?

Se você gosta de organizar eventos, por que não criar a sua própria festa junina? O primeiro passo é escolher o local e definir o tamanho do evento, para fechar o número de participantes.

Decida se irá cobrar ingresso ou não. Depois encontre parceiros que desejam instalar as barraquinhas no evento e negocie o pagamento. Você poderá, por exemplo, pegar uma parte do faturamento para si ou simplesmente cobrar um valor para que instalem a barraca.

Planeja as atrações, como shows e convidados, e invista pesado na decoração e divulgação. Grandes chances de ser um sucesso.

Gostou das dicas?

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.