Realize > Mão na massa

5 dicas para ganhar dinheiro com artesanato

ganhar dinheiro com artesanato

Por que você precisa ler este artigo?

Trabalhar com artesanato significa transformar seu hobby em fonte de renda e ser dono do seu próprio negócio. Veja algumas dicas.

Ganhar dinheiro com artesanato é uma possibilidade real para quem é habilidoso e quer tirar o sustento de suas criações. Para muitos, a atividade é um hobby. Mas ela também pode ser transformada em fonte de renda e virar o seu próprio negócio.

Com dedicação e coragem, o artesanato pode deixar de ser um passatempo para se tornar a realização de um sonho profissional. Produtos artesanais diferenciados e bem feitos podem gerar boa renda e ainda trazer muita liberdade. Dono do seu próprio negócio, você poderá trabalhar em casa e fazer os próprios horários.

O primeiro passo para ganhar dinheiro com artesanato é escolher uma área com a qual você se identifica. É possível trabalhar com móveis de madeira, capinhas para celular, peças de roupa, sabonetes, enfeites e uma gama infinita de produtos. O ramo escolhido fará parte do seu dia a dia e, se for a sua paixão, será muito mais fácil de obter sucesso com a produção e vendas.

Como ganhar dinheiro com artesanato

1 – Conheça a sua área

Conhecer seu público-alvo e seus concorrentes é fundamental. Também é importante estar atualizado sobre as tendências dentro do seu ramo de atuação. Se você trabalha com agendas personalizadas, por exemplo, o início do ano pode ser uma boa época para investir no público infantil e adolescente. Procurar pelos desenhos, por artistas e estilos que estão em alta poderá te ajudar a vender mais.

A internet é uma boa ferramenta para entender o que é tendência. Se a sua área são ovos de páscoa artesanais, descubra quais devem ser os sabores mais pedidos em 2017, por exemplo.

2 – A internet é sua aliada

Além de te manter atualizado sobre as tendências, a internet pode te ajudar de muitas formas. A primeira é tirar suas principais dúvidas sobre a área na qual atua. Online, também é possível descobrir cursos gratuitos para se especializar e aprimorar suas técnicas de produção e vendas.

Pela internet, você poderá divulgar seu trabalho e conseguir mais clientes. Redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp são ideais para expor seus produtos e fazer contato com os interessados. Outra opção é criar uma loja online como alternativa ao espaço físico, por exemplo.

3 – Dê personalidade ao seu trabalho

Seguir a risca o que outros artesões estão fazendo pode não ser a melhor saída para ganhar dinheiro com artesanato. Um trabalho diferenciado e com personalidade se destaca. Quanto mais gente vendendo o mesmo produto, maior será a concorrência. Então para vender mais, crie sua identidade e faça algo exclusivo.

4 – Calcule o preço direitinho

Para ganhar dinheiro com artesanato e se tornar um empreendedor, é preciso lucrar com seus produtos. O primeiro passo é fazer mercadorias que tenham bastante procura no mercado e sejam de qualidade, para fidelizar consumidores.

Para definir o preço, inclua custos com matéria-prima, produção e energia elétrica, além do valor do seu trabalho. Se tem funcionários ou o aluguel de um espaço físico, inclua tudo isso no preço. Investimentos que você faz, como cursos e compra de maquinário, também deve ser quitados pelas vendas ao longo do tempo.

5 – Fique atento a datas comemorativas

Assim como todo mundo que trabalha com vendas, você deverá ficar atento à sazonalidade. Dependendo da sua área de atuação, certas épocas do ano poderão te trazer mais lucro ou prejuízo. O mês de maio, por exemplo, é famoso pela realização de muitos casamentos. Há uma gama de produtos artesanais que se encaixam no evento, como buquês, docinhos e artigos de decoração.

ganhar dinheiro com artesanato

Foto: Istock/Getty Images

Já o Natal é um bom momento para vender qualquer tipo de produto. Sabonetes caseiros, objetos para decorar o quarto e carteiras são opções muito procuradas por quem vai participar de amigos secretos ou presentear os parentes.

Durante o verão, quem trabalha com roupas de crochê pode apostar nos top e em biquínis tão usados durante a estação. Fiquei atento a datas comemorativas para aumentar seu lucro.

Bônus

Feiras de artesanato

Uma forma de conseguir mais clientes e lucrar é vender seus produtos em feiras de artesanato. Há feiras expostas em praças, nas ruas, em galpões e até grandes eventos que reúnem diferentes expositores.

Fiquei atento aos eventos que acontecem na sua cidade — ou até em cidades próximas — e cogite a ideia de montar uma barraquinha e vender seus produtos no local. Para expor, é preciso falar com o organizador e entender se há algum custo ou se é preciso adquirir algum tipo de licença, como da prefeitura.

Você já pensou em ganhar dinheiro com artesanato? Com quais produtos você gostaria de trabalhar?

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.