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Como fechar parcerias como lojas e empresas para aumentar as vendas

Fechar parcerias com lojas

Vender produtos e serviços apenas no seu estabelecimento comercial pode ser lucrativo o suficiente. Mas para aumentar as vendas, vale a pena fechar parcerias com lojas e empresas para que elas divulguem seu negócio e vice-versa.

Quando você vai a uma loja de conveniência de posto de gasolina, por exemplo, encontra produtos feitos por outros fornecedores, como alimentos artesanais, óculos de sol e enfeites para a casa. Isso quer dizer que alguns empreendedores fecharam parceria com o posto para que ele revendesse as mercadorias em troca de uma porcentagem pelas vendas.

A parceria comercial também pode envolver outro tipo de acordo. Uma clínica de estética, por exemplo, pode fechar com uma loja de alimentos naturais. O cliente que adquire um procedimento ganha descontos para comprar na loja. Salões de beleza também têm o costume de fechar parcerias, permitindo que empreendedores da área de moda e beleza exponham suas roupas, acessórios e cosméticos no espaço.

Como fechar parcerias com lojas e empresas

1 – Encontre o parceiro certo

O parceiro certo pode ser o dono de um negócio que faz parte do mesmo nicho que o seu, como é o caso da clínica de estética e da loja de produtos naturais. O consumidor que procura por tratamentos de beleza tem uma preocupação com o corpo e pode se interessar por comidinhas saudáveis.

Seu parceiro também pode apresentar pontos fortes onde você apresenta fraquezas e vice-versa. Por exemplo, se você possui bons produtos, mas poucas vendas, pode encontrar uma empresa que venda mercadorias com menos qualidade, mas que tenha uma história de sucesso em vendas.

Além disso, o parceiro ideal compartilha os mesmos valores que você – por mais subjetivo que isso pareça. Um negócio tradicional, conduzido por familiares e com hierarquia rígida, terá dificuldades para trabalhar em parceria com empresas conduzidas por pessoas mais jovens, onde a hierarquia é mais flexível e os horários de trabalho mais livres.

Observe a cultura do seu negócio e entenda se o parceiro em potencial irá se adaptar e concordar com você.

2 – Parcerias devem ser vantajosas para os dois lados

Será mais fácil encontrar um bom parceiro se o acordo for bastante vantajoso para ele também. Afinal, o objetivo não é criar uma competição, onde um ganha e o outro perde, é estabelecer uma relação de ganha-ganha.

3 – Seja honesto

Compartilhe todas os dados relevantes sobre o seu negócio com o seu parceiro. Seja transparente sobre as informações que fazem parte dos negócios em conjunto, como lucros obtidos, número de vendas e assim por diante.

4 – Seja paciente

A parceria existe para ajudar os dois lados. Se você prefere trabalhar sozinho, tenha consciência de que deverá ser paciente em muitos momentos para obter os frutos que deseja – ou então não vale a pena nem começar. Conheça bem o seu parceiro e tenha paciência para resolver eventuais problemas ou desacordos.

Se a parceria não for vantajosa ou estiver criando muitos problemas, descarte-a de forma justa. Ofereça uma maneira vantajosa de colocar um ponto final em tudo, acerte as finanças e cuide para que ninguém saia prejudicado.

5 – Comunique-se bem

Uma boa comunicação é a chave para o sucesso em qualquer parceria. Ela cria as bases para a confiança e permite que os envolvidos saibam se está sendo vantajosa ou não. Além disso, os dois empreendedores devem monitorar as vendas e lucros com frequência. Quando os desafios aparecerem, será mais fácil trabalhar em conjunto para solucioná-los.

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