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Entenda como funciona o modelo de negócio de assinatura

caixa cosmo aberta

O modelo de negócio de assinatura nasceu nos Estados Unidos e basicamente oferece uma série de pacotes com diferentes produtos, que são entregues com certa regularidade na casa de cada cliente. Paga-se uma mensalidade para fazer parte desse clube de assinaturas e você pode receber diferentes mercadorias, desde vinhos, cervejas, sapatos, roupas, cosméticos, etc. Como dono de um negócio como esse, o seu diferencial será a criatividade para manter a sua base de clientes fiel. Para isso, é necessário identificar muito bem o seu público-alvo para que assim possa oferecer novidades com regularidade e assim mantê-los fiéis por mais tempo.

Se você decidir apostar nesse modelo de negócio de assinatura, a primeira coisa a se fazer é apostar em um nicho, ou seja, um determinado assunto que seja não só do seu interesse, como o de outras pessoas. A partir daí, poderá pensar nas melhores estratégias para atrair os interessados e oferecer a eles produtos ou serviços exclusivos e diferenciados.

Uma das estratégias que muitos vêm adotando nesse modelo de negócio é expandir suas ofertas para não-assinantes. Isso significa abrir uma loja virtual onde outros interessados possam adquirir alguns dos produtos pelo preço do varejo. É uma boa maneira de atrair mais pessoas ao clube, já que os valores praticados dentro dele são mais atrativos e isso pode criar interesse.

As dificuldades do modelo de negócio de assinatura

O modelo de negócio de assinatura pareceu (e foi) bastante promissor no início. Mas muitas empresas já estão passando por dificuldades e até fechando as portas. Falhas no modelo e quebra de contrato por clientes são alguns dos motivos alegados por quem decidiu encerrar o negócio. Para que isso não aconteça é necessário um controle rígido de pagamento dos clientes para que assim seja possível o planejamento de estoque, logística e futuros investimentos que possibilitem o crescimento da empresa.

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Para superar essas dificuldades é importante oferecer diferentes planos para seus clientes, além, é claro, de variedade de produtos. Proponha três, quatro ou cinco planos diferentes de mensalidades e ofereça até elementos surpresas especiais nos planos de valores mais altos. A Caixa Cosmo, por exemplo, inovou ao oferecer apenas itens surpresas aos seus assinantes, dentro de um universo criativo de artistas e produtores locais independentes. Tem desde broches descolados até bastidor para bordar e fazer a sua própria arte. Existe um limite de assinaturas por mês para que, justamente, não se perca o controle de qualidade que é oferecido.

Caixa Cosmo

Caixa Cosmo Foto: Divulgação

Lembre-se de que, acima de tudo, é importante dar um passo de cada vez. De nada adianta uma ideia megalomaníaca e genial de negócio, se você não der conta do fluxo ou de entrega. Antes disso, você precisa garantir que tudo saia nos conformes e seus clientes fiquem satisfeitos com o serviço e os produtos oferecidos. A experiência de uma compra rápida em uma plataforma forte, que dê conta do recado, faz o negócio prosperar aos poucos e com solidez.

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