Realize > Mão na massa

Empresas B: como criar um negócio que gera lucro e ajuda sua comunidade

mãos ao lado de folhas formando árvores

Já pensou em ter um negócio que vai gerar lucro e resolver problemas sociais da sua comunidade ao mesmo tempo? Com o conceito de empresas B, isso é possível. Essas companhias faturam enquanto melhoram a qualidade da vida dos locais onde estão instaladas.

No Brasil, há dois tipos mais comuns: lucrativos e ONGs, que não visam lucro. As empresas B são como uma fusão desses dois tipos. Foram criadas em 2006, nos Estados Unidos, e chegaram aqui há pouco tempo. Já estão se espalhando pelo país: hoje, são 56 em território nacional, como a Natura, que combina lucro com responsabilidade social.

Elas foram criadas pela organização B Lab para redefinir o conceito de sucesso nos negócios. Não buscam somente ser as melhores do mundo, mas também as melhores para o mundo. Suas ações são voltadas pra o desenvolvimento de comunidades e para a redução da pobreza, além de trazer soluções para problemas ambientais.

Como as empresas B contribuem com a comunidade

Os produtos das empresas B são feitos de forma consciente, sem explorar matéria-prima ou degradar o meio ambiente. Em negócios alimentares, por exemplo, é preferível usar alimentos orgânicos do que tradicionais, que são cultivados com o uso de agrotóxicos.

Além disso, essas empresas respeitam seus empregados, pagam salários justos e estabelecem cargas horárias decentes. Valorizam fornecedores locais, criam projetos sociais e ações para gerar renda em comunidades onde estão instaladas. Dessa forma, trazem mais qualidade de vida para seus arredores.

A marca de sorvetes Ben & Jerry’s é uma das empresas B mais famosas do mundo. Ela só utiliza ingredientes comercializados de forma justa e só compra leite de pequenos fazendeiros, que não alimentam as vacas com hormônios.

No Brasil, a empresa B mais famosa é a Natura, que se comprometeu a incluir compromissos sociais e ambientais em seus objetivos. No país, outro exemplo é a Geekie, uma plataforma de educação que avalia o aluno e cria um plano de estudos personalizado para ele. Dessa forma, consegue lidar com dificuldades de aprendizagem específicas. Toda vez que uma escola particular a contrata, a Geekie fornece seus serviços de forma gratuita para alguma escola pública.

Como se tornar uma empresa B

A empresa B é um tipo de negócio social com uma diferença: gera lucro. Os negócios sociais têm a missão de solucionar um problema social. Diferente das ONGs, geram receita suficiente para cobrir seus custos.

Já as empresas B, assim como qualquer outro negócio, têm receitas que cobrem seus custos e ainda geram lucro. Além disso, para se tornar uma empresa B, é preciso obter um certificado concedido pelo B Lab.

Para obter a certificação, uma empresa B deve responder uma pesquisa online feita pelo B Lab. A companhia é avaliada em praticamente tudo, como gastos com energia e água e transparência corporativa. Também deve se submeter a uma entrevista por telefone e fornecer a documentação necessária.

Além disso, se você quiser transformar o seu negócio em uma empresa B, será preciso mudar o estatuto social da sua empresa, se comprometendo a ser uma empresa PARA o mundo e não DO mundo. Isso significa adicionar duas cláusulas que dizem que ela se compromete a gerar benefícios para a comunidade.

Para manter o selo, a empresa precisa passar por nova avaliação a cada dois anos, para provar que seu compromisso social continua intacto e está funcionando.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.