Realize > Mão na massa

Como fazer parte e aproveitar a economia colaborativa

ilustração de pessoas em coworking sentadas em cadeiras trabalhando, outras sentadas sozinhas e pessoas conversando

Chegamos ao século 21 com algumas vantagens e grande parte delas estão relacionadas à tecnologia aliada à economia colaborativa. Essa é uma maneira de conseguir o que você precisa gastando pouco ou nem um tostão. Funciona assim: por meio de aplicativos de celular ou sites, qualquer um pode colocar à venda, doar, emprestar ou dividir espaços de trabalho, quartos, casas inteiras (mobiliadas), carros, roupas, livros, etc. Afinal, você não precisa ser “dono” de tudo o que for usar, certo?

Dessa forma, cria-se um tipo de economia que não se limita ao dinheiro e oferece uma série de produtos e serviços de qualidade a baixíssimo custo – ou até mesmo gratuitos. Existem diversas maneiras de fazer parte dela.

Apresentamos aqui algumas delas para você testar e ver qual se adapta mais ao seu negócio. Mais um motivo para você parar de se lamentar pela falta de dinheiro!

Entre para a economia colaborativa

Alugue sua casa ou um quarto

Vamos imaginar que você precise passar uns dias em outra cidade para fazer contatos ou participar de alguma reunião. O orçamento para isso é curto e tudo o que você precisa é de uma cama confortável e de um chuveiro bom. Hotéis e pousadas podem ter custos altos, então por que não alugar uma casa mobiliada ou apenas um quarto de alguém que more na cidade?

Essa é forma econômica de se hospedar e ainda garante novos amigos! Eles podem, inclusive, dar dicas sobre os arredores, sobre restaurantes que valem o custo-benefício e de transporte.

Você também pode alugar sua casa (ou parte dela) e fazer uma graninha extra. O site/aplicativo mais conhecido para esse tipo de compartilhamento de lares é o AirBNB, que oferece uma infinidade de moradias em todo o mundo.

Pegue uma carona

Precisa viajar e as passagens de ônibus e avião estão muito caras? Por que não pegar uma carona, dividir os custos e ainda fazer novos amigos?

Um dos sites mais confiáveis para pegar ou oferecer carona é o BlaBlaCar. Numa viagem de São Paulo para o Rio de Janeiro, por exemplo, você pode economizar até 70% dos gastos no trajeto se dividir o carro com outras duas pessoas. É um jogo de ganha-ganha. Faça o teste e depois venha contar aqui o que achou!

Empreste coisas

Você não precisa comprar aquilo que vai usar uma única vez. Pegar emprestado é uma prática que caiu em desuso pela falta de confiança, mas que pode ser muito útil e prazerosa. Existe um site que estimula empréstimos e, de quebra, faz com que você conheça sua vizinhança. Chama-se Tem Açúcar?  e lá você pode tanto ajudar seus vizinhos emprestando o que tem, como pedir algo emprestado.

Basta preencher o cadastro, onde você insere o seu endereço, e pronto! Você já pode começar a compartilhar ferramentas, bicicletas, roupas de festa, panelas, entre outros. Quanto mais gente em seu bairro se cadastrar, melhor, pois assim suas chances de empréstimo aumentam.

Coworking 

Se o seu negócio está começando agora e você não se acostumou a trabalhar sozinho em casa, uma boa opção é procurar por espaços compartilhados de trabalho, chamados também de coworkings.

Geralmente, eles oferecem mesas grandes (com tomadas por perto para carregar o computador) e wifi grátis. Se você mora em São Paulo, procure pela biblioteca municipal mais próxima. Elas costumam oferecer esse tipo de serviço e ainda por cima são lugares silenciosos, que vão ajudar a se concentrar no trabalho que tem de ser feito.

Algumas boas opções são o Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1.000, ao lado do metrô Vergueiro), a Biblioteca Mário de Andrade (R. da Consolação, 94, metrô Anhangabaú) e a Biblioteca São Paulo (Av. Cruzeiro do Sul, 2630, metrô Carandiru).

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.