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7 dicas para preparar o seu negócio para as vendas de natal

Vendas de natal

As vendas de natal são ótimas oportunidades de multiplicar os lucros e começar o ano com as contas em dia. Muitos lojistas enxergam as festas de final de ano como uma chance para se recuperar financeiramente e quem sabe, fazer uma pequena reserva financeira para o próximo período.

Mas como garantir que as vendas de natal serão um sucesso? Se o empreendedor não se planejar, poderá enfiar os pés pelas mãos e não vender o que esperava. Ou, pior: poderá prejudicar o próprio negócio pois não se preparou para lidar com a alta demanda de clientes neste período.

O primeiro passo é começar a se organizar com antecedência, desde novembro. Muita gente compra presente de natal na véspera do dia 25, mas há quem prefira começar as compras o quanto antes.

Como melhorar suas vendas de natal

1 – Atendimento eficiente

Ir às compras no final do ano é uma tarefa que exige paciência, já que os centros comerciais ficam abarrotados de gente. Lojas que prestam um atendimento eficiente e organizado têm mais chances de atrair a clientela e garantir que os consumidores comprem os presentes no estabelecimento.

Contratar mão de obra extra é de praxe no mês de dezembro, mas apenas aumentar o número de funcionários não é suficiente. Treinar a equipe para lidar com a alta demanda é fundamental. Além de trabalhar com agilidade, eles devem estar prontos para ajudar os clientes a escolher presentes e a realizar trocas.

Donos de e-commerce também devem prestar atenção no atendimento oferecido. Online, reclamações e comentários negativos podem ter impacto ainda maior na imagem do negócio. Se possível, deixe mais funcionários de plantão para responder dúvidas e principalmente queixas sobre problemas como atrasos na entrega ou encomendas erradas.

O cliente estará preocupado em estar com o produto em mãos no dia 25 de dezembro. Portanto, a tolerância a atrasos e erros será menor. Oferecer bonificações aos funcionários é uma forma de estimulá-los a prestar o melhor serviço e vender o máximo possível.

2 – Decoração de natal

Já no início de dezembro, quando cai o pagamento da primeira parcela do 13º salário de muita gente, é importante estar com a loja decorada em clima natalino. Enfeitar a vitrine e expor os principais presentes funciona como um chamariz para os clientes, que estarão com a conta mais gordinha e mais dispostos a gastar

3 – Mais opções de pagamento e faixas de preço

Em datas como o dia das mães e o dia dos namorados, consumidores costumam investir mais em um presente especial. Já o natal tem uma particularidade: clientes compram mais presentes de valores diferentes. Há o costume de dar lembrancinhas para amigos e parentes, adquirindo produtos mais caros apenas para os mais próximos. Além de oferecer diversas opções de preços, disponibilizar várias formas de pagamento pode ser uma atitude sábia, como dinheiro, cartão, cheque e carnê.

4 – Divulgação especial

Prepare uma divulgação de natal, comunicando aos clientes que sua loja estará vendendo presentes para a data e que haverá promoções especiais. Em dezembro, amigos, colegas e familiares também têm o costume de fazer amigos secretos e estipular um preço máximo para gastar. Que tal bolar uma promoção do tipo “presentes de amigos secreto por até R$30”?

O WhatsApp é uma das melhores ferramentas de divulgação hoje. Afinal, o aplicativo caiu mesmo no gosto do brasileiro. Aproveite para divulgar os produtos e promoções especiais de natal enviando mensagens online para todos os seus contatos.

Também é possível utilizar outras redes sociais para fazer a divulgação, como Facebook, Instagram e Snapchat. Além disso, dispare emails para os clientes que estão cadastrados no banco de dados da sua empresa avisando das promoções.

5 – Controle do estoque

Fazer o controle do estoque é essencial para que a empresa consiga atender a alta demanda de clientes. Organize-o e deixe todos os produtos à vista, para não perder a chance de vender mercadorias que estão mal armazenadas ou escondidas. Faça uma relação de todos os itens e bole uma estratégia para controlar todas as saídas.

6 – Loja organizada, cliente feliz

Com o movimento intenso de clientes, a loja física pode ficar bagunçada. Mas quem gosta de fazer compras em um ambiente que está de cabeça para baixo? Manter a loja organizada ajudará o consumidor a encontrar o que precisa sem muito esforço.

7– Mantenha o ritmo após o natal

Logo após o natal, o ritmo de clientes ainda poderá ser intenso, pois consumidores irão até a loja para trocar presentes que receberam. Além disso,  muita gente viaja e precisa comprar produtos de última hora. O final do ano é uma época de muita empolgação e o comércio fica aquecido. Aproveite!

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