Realize > Mão na massa

Descubra como fazer o MVP

mulher com creme na mão

MVP é a sigla em inglês para produto minimamente viável, que é o produto lançado em uma pequena quantidade para que alguns poucos clientes o testem e digam o que acharam a respeito. A partir desse retorno, o MVP será aprimorado para, então, ser lançado em sua versão final que será comercializada. A ideia é que ele seja lançado com o mínimo de funcionalidades para que você possa conhecer na prática a reação do mercado e checar se, de fato, ele foi capaz de solucionar o problema do consumidor. Mas você sabe como fazer o MVP?

Segundo o site do Sebrae, o primeiro passo é apostar em uma landing page, isto é, em uma página na internet. Vamos imaginar, por exemplo, que você vá fazer o MVP de um novo produto para depilação. Nessa landing page, você precisa organizar as informações desse seu novo produto de tal forma que elas atraiam os clientes e façam com que eles se interessem pelo que você está prestes a lançar. 

Leia mais: Dicas para montar uma boa landing page

Tenha claro quais critérios serão usados e testados, além das expectativas de retorno sobre o MVP. Anote todas as críticas e elogios que serão feitos a respeito do produto para que a versão final seja aprimorada e o sucesso seja possível. Fique atento e observe o perfil de cliente que esse produto vai alcançar. E não desista no meio do caminho: o processo é longo e feito de muitas tentativas e erros.

Cuidados que você precisa ter ao fazer o MVP

Quando estiver organizando a sua landing page, não entre em muitos detalhes a respeito do MVP. Se alongar nas explicações pode fazer com que sua ideia seja roubada por pessoas de má-fé. A dica que os especialistas do Sebrae dão é deixar o mercado falar sobre o MVP e não tentar interpretar o que você quer ouvir. Afinal, o produto tem que se encaixar no mercado de uma forma natural, a partir das necessidades dos clientes. Para isso, não é necessário muitos testes.

Antes do Facebook virar a maior rede social do mundo, por exemplo, o seu criador Mark Zuckerberg testou-a dentro da Universidade de Harvard. O uso dela por meio de seus colegas, amigos e outros estudantes foi fundamental para que ele fizesse mudanças importantes para então lançar o site para além dos muros da universidade.

Por isso, assim que definir as características do produto e do público, é preciso traçar metas sobre quais resultados se espera com o MVP no mercado. Este é o momento de construir, testar e aprovar, portanto não tenha medo de errar. Lembre-se que uma ideia pode ser maravilhosa no papel, mas é preciso testá-la no mercado para se tornar realmente válida.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.