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Dicas para apresentar uma proposta comercial

proposta comercial

A proposta comercial serve para apresentar uma ideia de serviço a ser entregue. Também chamado apenas de orçamento, é um tipo de documento que explica o trabalho, o tempo que vai levar para ser feito, os materiais que serão utilizados e os resultados que se espera conseguir com ele. O empreendedor deve conhecer a área de vendas e comercial — ou saber orientar seus funcionários — para saber qual é a melhor forma de apresentar o serviço que será oferecido e os valores.

Neste artigo aqui, falamos sobre os pontos mais importantes na elaboração de uma proposta comercial (ou orçamento) e damos um modelo que pode ser seguido. Você pode adicionar itens, que julgue importantes, como por exemplo um termo de confidencialidade. Isso vai dar uma segurança para você, pois seu cliente não vai poder divulgar o valor e o objetivo da proposta comercial para os seus concorrentes.

Se a reunião para apresentar a proposta comercial for ao vivo, você pode também acrescentar uma capa personalizada com a identidade visual e mais informações sobre a sua empresa ao final. Clientes já atendidos, sócios e parceiros podem dar mais seriedade e confiança.

O que fazer X não fazer ao elaborar uma proposta comercial

As primeiras propostas comerciais podem não sair do jeito que você imagina, mas com o tempo e a experiência nas reuniões, você vai começar a entender como funciona e o que vale a pena incluir (ou não) nelas.

Se a proposta comercial tiver um valor alto, não envie por e-mail, telefone, WhatsApp ou Skype. Procure negociar ao vivo, olho no olho, mesmo se o seu cliente for de outra cidade. O contato pessoal pode fazer toda a diferença na negociação e aumentar as chances de você fechar o negócio.

Quanto maior for o valor da sua proposta comercial, maior deve ser também o detalhamento dela. Quanto mais informações tiver, mais facilmente você você pode ganhar esse novo cliente. Inclua imagens, gráficos e, se for o caso, até mesmo um glossário (tipo de dicionário para explicar algumas palavras que sejam mais comuns para você e não para ele). Assim, o cliente pode tirar as dúvidas sozinho e não precise entrar em contato com você até se decidir, garantem os especialistas do ContaAzul.

Essa comodidade e o fato de você ter preparado algo especial para ele podem contar muitos pontos na hora da decisão. Se o prazo de entrega for longo, procure deixar claro as datas de cada etapa do processo de execução.

A área comercial costuma ser uma das mais importantes de um negócio. Como empreendedor iniciante, você provavelmente deve fazer tudo isso sozinho, mas considere criar um departamento comercial com pessoas qualificadas a médio ou longo prazo. Afinal, se não há vendas, não tem novos negócios. Investir em cursos e treinamentos, tanto para você, quanto para sua futura equipe, é sempre bem-vindo.

E nunca se esqueça: enviar uma proposta comercial é apenas a primeira etapa do processo de efetivação. Você deve acompanhar a execução do trabalho e procurar entregar com o máximo de comprometimento aquilo que sua empresa se propôs. Um serviço bem feito é uma das melhores formas de divulgar o seu trabalho e a sua marca. Acredite nisso!

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