Realize > Mão na massa

Como criar um MVP funcional para validar sua ideia de produto ou serviço

mvp

Por que você precisa ler este texto?

Lançar um produto no mercado sem testá-lo antes pode ser arriscado. Fazer testes com alguns clientes ajuda a identificar problemas e a descobrir se há mercado para a sua ideia. É isso que é o MVP.

MVP é a sigla para Minimum Viable Product, o que significa “Produto Mínimo Viável” em português. Em resumo, o MVP é uma técnica que existe para que empreendedores testem suas ideias gastando o mínimo possível de recursos, antes de colocar seu produto ou serviço na rua.

O MVP é uma versão inicial e mínima do produto, feito apenas para cumprir a principal função para o qual foi planejado. A ideia é testar esse produto ou serviço, avaliar todos os erros e fazer as melhorias necessárias para o lançamento oficial.

Antes de se tornarem milionárias, grandes empresas testaram seus MVPs sem gastar muito. O MVP costuma ser oferecido a um número restrito de clientes, por preço mais baixo. Depois que os erros são identificados e corrigidos, a empresa lança o produto final.

O MVP também serve para mostrar ao empreendedor se a ideia é viável ou não. Muitas vezes, diante do resultado, ele é obrigado a pivotar. Ou seja, precisa mudar de foco e criar um novo produto ou serviço.

É importante observar que o MVP não é um produto mal feito, cheio de falhas. Ele deve representar o produto final para que o teste realmente seja válido e aponte erros que ainda não foram identificados pelo empreendedor.

Como criar um MVP

Iana Chan, uma das criadoras da PrograMaria, explicou em palestra na Virada Empreendedora, evento realizado em maio, o que é MVP e o que ele deve:

1 – Demonstrar os benefícios de forma eficiente

O MVP deve revelar qual o atrativo ou diferencial do produto para que o empreendedor entenda se realmente vale a pena investir nele. Segundo Iana, muitas empresas morrem porque o mercado está saturado e não há mais espaço para elas.

O MVP deve indicar o que cria valor para o seu cliente. É um ingrediente diferente? O preço? Facilidades para fazer o pagamento? Atendimento personalizado?

2 – Feedback para evoluir

O MVP já nasce com uma hipótese: o produto tem um problema que precisa ser identificado e resolvido. Por exemplo, ao criar uma loja virtual para a sua lavanderia, o mínimo produto viável deve indicar se a navegação está boa, se o cliente consegue achar todas as informações sem esforço e se é fácil fazer o pagamento online.

É fundamental ouvir o feedback dos clientes. Muita gente tem medo de ouvir o que eles têm a dizer e, por isso, acaba lançando um produto do qual ninguém precisa, ou que não funciona bem.

A sua ideia pode parecer a melhor do mundo, mas só vai dar resultado se outras pessoas se interessarem por ela.

3 – Viável e funcional

O MVP deve ter condições de existir e atender as necessidades básicas do cliente. A loja virtual da lavanderia, por exemplo, deve ao menos possibilitar que o cliente marque a retirada das roupas em casa pela empresa e faça o pagamento. Funções mais mirabolantes, como programar a retirada semanal de roupas para o ano todo, não precisam entrar nesta primeira versão.

Além disso, o MVP deve ser funcional. Não disponibilize ao público um produto cheio de erros, cujas melhorias a serem feitas são evidentes.

O próximo passo

Após a etapa de validação da ideia e identificação dos erros, é hora de aperfeiçoar o MVP. Só depois disso o produto final estará pronto para conquistar o mercado, receber investimento, e retornar em forma de lucro para você.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.