Realize > Mão na massa

Conheça os tipos de supletivo disponíveis

homem estudando em supletivo

O supletivo é um exame de curta duração que concede o diploma dos Ensinos Fundamental e Médio para quem não conseguiu completá-lo. Se você deseja entrar para uma faculdade e já faz muito tempo que deixou a escola, vai precisar escolher um dos tipos de supletivo disponíveis para finalizar seus estudos. Com ele, jovens e adultos que estão fora da escola ou da idade regular de ensino ganham a chance de obter uma certificação escolar.

Dentre as opções de supletivo disponíveis estão o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e os CEEJA (Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos). Antes de se inscrever em um deles, é bom dedicar alguns dias de estudo para relembrar as matérias básicas que devem cair na prova. O Encceja disponibiliza um link com materiais de estudo para quem pretende fazer o exame tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio.

Leia mais:
Advogada, produtora e empresária dos Racionais MC’s, Eliane Dias é mulher de fibra
O jogo de autoconhecimento de Camila Rabuske valoriza a sua história

O Encceja é um exame gratuito e, assim como todos os outros, de participação voluntária. É oferecido para jovens e adultos a partir de 15 anos e voltado exclusivamente para quem deseja concluir o Ensino Fundamental. O exame é composto por quatro provas objetivas, com 30 perguntas de múltipla escolha, além de uma redação. As disciplinas que serão avaliadas são: língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, matemática, história, geografia e ciências naturais. Para conseguir obter a certificação, o candidato precisa atingir em cada uma das provas objetivas, no mínimo, o nível 100 em uma escala que varia entre 60 e 180.

Outros tipos de supletivo

Quem não conseguir atingir o mínimo pode solicitar o atestado parcial de conclusão das demais em que atingiu a nota necessária. Com isso, o candidato pode prestar novamente o exame ou concluir as demais disciplinas por meio da EJA ou em um CEEJA. A EJA (Educação de Jovens e Adultos) está presente em 1,6 mil escolas estaduais só em São Paulo. Você pode procurar uma em seu estado.

Nesse modelo, é possível concluir tanto o Ensino Fundamental, quanto o Ensino Médio. O curso possui carga horária de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira. A idade mínima para as aulas do Ensino Fundamental é de 15 anos e os interessados em concluir o Ensino Médio precisam ter, no mínimo, 18 anos. É possível prestar EJA até no sistema prisional.

Já o CEEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) conta com 31 unidades só no estado de São Paulo. Ele oferece carga horária flexível e o aluno recebe o material de ensino no ato da matrícula, além de ser orientado a criar um plano de estudos. Sempre que sentir necessidade, ele pode recorrer ao CEEJA para tirar dúvidas presenciais com professores. Lá, ele pode marcar as provas de cada disciplina, de acordo com a sua disponibilidade.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é voltado para jovens e adultos que desejam concluir o Ensino Médio, a última parte da escola. Ele avalia os conhecimentos sobre ciências humanas e da natureza, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. O Enem serve como pontuação extra para algumas das maiores e mais renomadas universidades do país.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.