Realize > Mão na massa

Como se planejar para guardar dinheiro?

potes de vidro com moedas

Já sabemos que, para abrir um negócio, não é preciso muito dinheiro. Afinal, você não precisa comprar absolutamente tudo o que precisa para lançar o seu empreendimento: amigos e parentes podem emprestar equipamentos que não usam mais, por exemplo. Mas guardar dinheiro é sempre bom, pois com uma reserva você pode respirar aliviado enquanto espera o seu negócio engrenar.

Se você trabalha em um emprego fixo, mas está pensando em empreender, dê uma olhada no dinheiro que tem guardado e comece a fazer as contas. “O ideal é guardar o equivalente a três salários que você ganhe atualmente. Assim, se o negócio levar cerca de três meses para dar lucro, você não precisará fechá-lo”, diz a especialista Carolina Ruhman Sandler, coautora do livro “Finanças Femininas”.

Quanto maior a quantia economizada, mais tranquila você estará quando estiver tocando o seu negócio sozinha. Mas se isso deixar você insegura, há sempre a opção de manter o atual emprego e levar o seu empreendimento em paralelo, trabalhando nele durante o seu tempo livre. É mais cansativo, mas não deixa de ser uma boa maneira de apostar em seu próprio negócio. Dessa forma, se o “plano A” (seu trabalho atual) der errado, você transforma o seu “plano B” (seu negócio) em “plano A”.

Faça o que gosta e ainda ache tempo para guardar dinheiro

Você também pode investir em trabalhos freelancer, que não necessariamente sejam aqueles que você se imagine fazendo em seu próprio negócio. Uma boa saída é transformar o seu hobby em uma nova fonte de renda, segundo o site e aplicativo GuiaBolso. Gosta de costurar, bordar, tricotar, pintar, cozinhar? Por que não oferecer alguns de seus produtos/serviços para vizinhos e familiares?

Mas fique atento: quando receber esse dinheiro extra, certifique-se de que irá guardá-lo em um local seguro, como no banco, e que tenha um bom rendimento. Lembre-se sempre de que esse dinheiro é para um projeto maior, que fará com que você se realize fazendo o que gosta.

Analise suas contas e corte os custos

Especialistas indicam que você deve poupar, pelo menos, 15% de sua renda todos os meses. Isso significa que, se você ganhar R$ 1.000 por mês, deve guardar R$ 150. Se você considerar o valor alto, então corte os custos que já tem. Tem celular pós-pago? Invista em um pré-pago, que você gaste um valor menor e fechado por mês. Conta de luz está alta? Tenha certeza de que você está apagando todas as luzes assim que sai de cada um dos cômodos de sua casa (e peça para que todos os que moram em sua casa façam o mesmo). Gastando muito com água? Escove os dentes com a torneira fechada, abrindo-a apenas na hora de enxaguar a boca, e passe xampu, condicionador e sabonete com o chuveiro desligado, deixando a água cair somente para tirar os produtos. Sua conta e o meio ambiente vão agradecer.

Outra boa dica para economizar nas despesas do dia a dia e ainda cuidar bem da saúde é ter uma horta em casa. Plante ali tudo o que gosta, de plantas para fazer chás até ervas para temperos. Sua comida vai ganhar em sabor com os ingredientes fresquinhos! Sem contar que, cozinhando alimentos em casa e cuidando bem da alimentação, você vai evitar muitas idas ao hospital.

Por último, não tenha vergonha de pedir coisas emprestadas. Se tem uma festa com traje a rigor para ir, peça um vestido longo ou um terno emprestados. Cuide bem e devolva depois de ter lavado com muito cuidado. Faça o mesmo com seus pertences: empreste-os e faça a economia compartilhada girar.

  • Essa matéria foi útil?
  • 2 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.