Realize > Mão na massa

Como reduzir custos e pensar na sustentabilidade do seu negócio

reduzir custos

Já pensou em unir o útil ao agradável? É possível, sim, reduzir custos e pensar na sustentabilidade do seu negócio ao mesmo tempo. Adotando algumas práticas simples e bem fáceis de serem executadas dentro da empresa, você verá seu negócio crescer juntamente com sua equipe, que estará mais motivada e envolvida com todo o processo.

Já falamos aqui que, para ter um negócio sustentável, é preciso trabalhar em três frentes: social, ambiental e econômica. O primeiro passo é identificar o risco que o seu negócio apresenta ou pode vir a apresentar no futuro.

Um desperdício comum, que pode ser facilmente identificado logo de cara, é em relação à energia. Se as paredes forem pintadas de branco, ou alguma tinta bem clara, o ambiente já fica melhor iluminado. Abrir janelas e evitar o ar condicionado também ajuda na economia de energia.

A sustentabilidade do negócio e a redução de custos têm muito também a ver com o comportamento adotado pelas pessoas que trabalham em uma empresa. O primeiro a dar o exemplo a ser seguido é, sem dúvida, o dono do negócio, no caso, você.

Outra atitude que faz uma diferença grande é pensar duas vezes antes de imprimir algum papel. É muito importante que tenha esse documento impresso? Se não for, apresente-o no celular, no tablet ou no computador e evite o desperdício de papel.

Colocar lixeiras recicláveis dentro do local de trabalho, além de solicitar a coleta desses materiais (se ainda não houver) ajuda na formação da atitude sustentável de cada uma das pessoas. Se sua empresa estiver em São Paulo, entre em contato com a Prefeitura ou com as concessionárias responsáveis pela coleta seletiva, Ecourbis e Loga.

Dicas para reduzir custos e trabalhar de modo sustentável

Faça manutenção constante

Já verificou como está a fiação elétrica do seu local de trabalho? E o fornecimento de água? Certificou-se de que não há nenhum vazamento? A manutenção constante desses serviços pode, a princípio, ter um custo alto, mas saiba que você estará colaborando com o desperdício de energia e evitando até mesmo acidentes. Trocar lâmpadas comuns pelas de led e substituir eletrodomésticos antigos também podem ser uma excelente saída.

Busque alternativas naturais

A fabricação e o consumo de produtos naturais caseiros estão num movimento crescente. Além de serem mais baratos também colaboram com a sustentabilidade do seu negócio e do planeta. Há diversas opções na internet de detergentes, sabonetes, sabões, entre outros. Uma boa ideia: propor uma oficina de fabricação caseira desses produtos com alguém que entenda para toda a sua equipe. Que tal?

Controle os gastos

Dê uma olhada na planilha de custos do seu negócio e identifique o que dá para ser reduzido. Que tal dar como brinde uma caneca para todos os funcionários e, assim, dispensar a compra de copos plásticos? O controle sobre os gastos é a melhor forma de reduzir os custos e tornar o seu negócio mais sustentável.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.