Realize > Mão na massa

Como emitir nota fiscal eletrônica

homem mexendo em computador em restaurante

Já falamos aqui sobre como produzir e emitir blocos de notas fiscais, pois sabemos que em muitas cidades brasileiras a versão eletrônica ainda não chegou. Mas se você já deu a sorte de poder emitir nota fiscal eletrônica (NF-e), saiba que o processo é muito simples e tranquilo.

Existem muitas vantagens na emissão da nota fiscal eletrônica, entre elas, a redução do impacto ambiental com a diminuição do uso do papel, a redução dos custos com armazenamento de documentos para as empresas e o aumento da confiança e da credibilidade nos documentos fiscais, entre outros. O processo de implementação da nota fiscal eletrônica em todo o país já está acontecendo, mas vai levar um tempo para que todos tenham total acesso.

Leia mais:
Tempo e dinheiro: como escolher as prioridades
Vale a pena investir em um plano de saúde?

As informações das operações das empresas ficam disponíveis no site da Receita por até 180 dias e podem ser consultadas a qualquer momento pela internet. O site Conta Azul preparou um passo a passo com boas dicas para que você consiga emitir nota fiscal eletrônica pela sua empresa. Selecionamos as melhores abaixo.

O que você precisa para emitir nota fiscal eletrônica

Adquira um certificado digital

Para ter validade jurídica, a nota fiscal eletrônica precisa de um certificado ou assinatura digital, ou seja, ser capaz de comprovar, por meio da internet, que essa pessoa é de fato quem diz ser. Para ter um certificado digital, você precisa adquiri-lo junto a uma autoridade certificadora credenciada (uma espécie de cartório da internet, veja a lista de todas elas aqui) pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP).

Realize seu credenciamento

Para emitir nota fiscal eletrônica, você precisa estar cadastrado na Secretaria de Estado da Fazenda onde sua empresa está instalada. Nessa etapa do processo é bom contar com a ajuda de um contador que conheça a legislação local para ajudar você. O cadastro geralmente é simples, mas pode variar de um Estado para outro.  

Escolha um software emissor de NF-e

Para emitir notas fiscais eletrônicas, você vai precisar usar um software que seja capaz de gerá-las. Alguns Estados oferecem gratuitamente o download de sistemas no site da Secretaria de Fazenda, mas como o programa deixará de ser atualizado a partir de janeiro de 2017, recomenda-se a adoção de outro o mais rapidamente possível. Você pode buscar por uma série de emissores no Google (o próprio site Conta Azul oferece este serviço aqui).

O aplicativo do site da Secretaria de Fazenda não funciona muito bem para empresas que precisam emitir muitas notas fiscais. Procure, portanto, um sistema que emita NF-e a custo reduzido ou gratuito no mercado e que não necessitem de trabalho extra, caso tenha que emitir muitas notas fiscais eletrônicas. Mesmo que tiver de pagar por ele, coloque na balança todos os custos da empresa e veja se não vai valer a pena. Pode ser um investimento que vai poupar o seu tempo e fazer com que você brilhe muito mais!

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.