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Como se preparar para demitir um funcionário

demitir um funcionário

Por que você precisa ler este texto?

Antes de demitir um funcionário, tenha em mente que isso irá te custar dinheiro e que será desgastante emocionalmente. Prepare-se para isso.

Demitir um funcionário é uma tarefa que exige planejamento, tanto financeiro quanto emocional. A notícia nunca é agradável de dar e, para muitos empreendedores, é a parte mais difícil de ser chefe.

O momento de demitir o funcionário sempre é carregado de uma certa dose de emoção e exige que o chefe tenha tato e, dependendo da situação, jogo de cintura. Mas além de se preparar para esse processo desconfortável, o empreendedor deve fazer todas as contas para entender quanto a demissão irá custar para a empresa. Para demitir um funcionário que trabalha de carteira assinada, a empresa deve pagar uma série de encargos trabalhistas.

Quanto custa demitir um funcionário

O primeiro passo é consultar o advogado e o contador para entender se há algum entrave legal que impeça a demissão naquele momento. Esses profissionais orientam sobre obrigações legais da empresa, como demitir por justa causa ou não e o pagamento de encargos trabalhistas.

O contador irá fazer o cálculo de tudo que você deverá pagar para o funcionário. Isso inclui 13º salário proporcional aos meses trabalhados, férias proporcionais e férias vencidas, horas extras, comissões, aviso prévio normal ou indenizado e indenização de 40% do saldo do FGTS.

No caso de demissão por justa causa, você terá que reunir evidências que justifiquem a falta grave do trabalhador. Geralmente, ele pode ser demitido por justa causa quando vai trabalhar embriagado, é condenado por algum crime, apresenta má conduta no local de trabalho (que não condiz com as regras da empresa),é negligente ao realizar as tarefas e outras faltas similares.

Como se preparar para demitir um funcionário

Antes de comunicar a demissão, prepare toda a documentação necessária e certifique-se de que não haverá nenhuma lacuna que justifique processos trabalhistas. Sempre faça a demissão pessoalmente, explique por quais motivos está tomando aquela decisão e o que a empresa vai fazer por ele.

Seja educado, cordial e vá direto ao ponto. O funcionário nunca pode ficar em dúvida se a reunião é uma “bronca” ou uma demissão. Fale de forma clara e explique como será feita a rescisão, o que ele irá receber e por quanto tempo irão durar seus direitos, como cobertura do plano de saúde, por exemplo. Em nível pessoal, você pode se oferecer para escrever referências ou indicá-lo para novos empregos.

Se a demissão for por motivos de baixa eficiência do funcionário, dê um feedback para que ele possa melhorar no futuro como profissional – sempre com muita delicadeza. Mas caso seja por outros motivos, como corte de gastos, explique isso para ele.

Também permita que ele dê sua opinião sobre o funcionamento da empresa, como pontos positivos e negativos. Ouvir feedbacks vai te ajudar a crescer como líder e a melhorar os processos do seu negócio.

Prefira demitir o funcionário em uma sala fechada, longe dos outros, e no final do expediente, para evitar mal-estar e alvoroço entre os colegas. Não peça desculpas em excesso, demonstre segurança sobre a sua decisão e seja paciente. Após ouvir a palavra “demissão”, ele poderá pedir para repetir algumas coisas e você deverá informá-lo novamente.

Por fim, esteja prevenido. O funcionário pode ter uma reação imprevisível, como chorar ou ficar agressivo. Esteja preparado para lidar com esse tipo de situação também.

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