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A importância de uma marca: como dar nome para empresa?

mulher escrevendo em caderno sobre mesa com óculos e celular

Você já sabe o que a sua empresa vai entregar e onde você quer chegar com ela. Agora está na hora de escolher o nome para a sua empresa, que será um fator importante para que o seu negócio caia na boca do povo. O nome precisa refletir a essência do seu negócio. Precisa conter a missão, a visão e os valores.

Um bom começo é fazer um brainstorming, que significa reunir pessoas que você confie para que, juntos, joguem várias ideias de nome para empresa no ar e selecionem a melhor. Ou as melhores, para aos poucos ir afunilando a escolha. Reúna amigos, familiares ou parceiros relevantes para a empresa e/ou que sejam confiáveis e criativas. Anote todas sugestões, mesmo as que pareçam esquisitas no começo. Incentive todo mundo a falar e não reprima ninguém por dizer algo muito “fora da casinha”.

 

Anote todas sugestões, mesmo as que pareçam esquisitas no começo. Incentive todo mundo a falar e não reprima ninguém por dizer algo muito “fora da casinha”.

Uma boa forma de organizar essas ideias no papel é fazer uma tabela. Na parte superior, escreva a missão, a visão e os valores da empresa. Leia para os participantes antes de o brainstorming começar. Em seguida, defina algumas sugestões de abordagens e encaixe nelas as ideias que forem surgindo.

As abordagens podem ser as seguintes:

1. Sobrenomes diferentes e alinhados com a estratégia da empresa, assim como combinações entre os nomes e sobrenomes dos sócios (ex: Bematech, combinação dos sobrenomes de Wolney Betiol e Marcel Malczewski mais o termo technology);

2. Termos com associações diretas, como Oracle, que começou como um software de banco de dados, portanto, uma espécie de oráculo (oracle, em inglês);

3. Combinação de associações diretas, como Compaq (compact + quality) e CacauShow;

4. Associações mais subjetivas, como foi o caso do Google, nome surgido a partir do Gugol, termo criado nos anos 30 que se refere ao número 1 seguido de 100 zeros.

 

Pesquise os nomes das empresas concorrentes

 

Quando já tiver algumas ideias, faça uma pesquisa sobre seus concorrentes diretos e indiretos. Descubra como se comunicam com os consumidores, quais as logomarcas e cores usadas, se já existem nomes parecidos aos que você quer usar. Procure entender também o comportamento do seu público-alvo, a classe econômica, marcas que costuma usar, coisas do gênero. Você precisa saber falar a mesma língua que eles.

Feito isso, nada impede que você reme contra a maré e crie uma nova tendência. Aliás, esse tipo de atitude é bem-vinda em quem quer empreender. Quando a Natura foi criada, no final dos anos 60, a concorrência costumava usar nomes que remetessem à França, afinal, lá é o berço dos cosméticos luxuosos e desejados mundo afora. Mas como a aposta não era o luxo, e sim a natureza, o bem-estar das pessoas, o nome “colou”, a marca se consolidou e é forte até hoje, quase meio século depois.

Uma vez decidida a marca, é preciso checar junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) se ela ainda não foi registrada. Confira também a disponibilidade do domínio do site na internet – o Registros.br uma boa ferramenta para isso. Se ambos estiverem disponíveis, é só registrar. Isso é importante para evitar que alguém copie a sua ideia.

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