Realize > Mão na massa

Jurada do ‘Shark Tank’, Camila Farani dá dicas para conseguir um investidor anjo

Camila Farani

Por que você precisa ler este texto?

Investimento pode tirar a sua ideia do papel e alavancar o seu negócio. Mas para isso, o empreendedor deve estar pronto para encontrar o investidor anjo ideal e saber vender sua ideia.

Se você já viu ‘Shark Tank’, provavelmente conhece a Camila Farani, uma das investidoras que participam do programa. Durante uma palestra na Virada Empreendedora, em São Paulo, a investidora falou sobre sua trajetória e deu dicas de como conseguir um investidor anjo.

Camila é uma das fundadoras do MIA (Mulheres Investidoras Anjo), um movimento que incentiva o investimento em negócios liderados por mulheres. Segundo a jurada do Shark Tank, 94% dos investidores do Brasil são homens, mas se há mais mulheres investindo, o número de empreendedoras também aumenta.

Dicas para conseguir um investidor anjo por Camila Farani

1 – Pesquisar sobre o investidor anjo

Conseguir que alguém invista no seu negócio é uma conquista. Mas Camila explica que não é só o investidor que bate o martelo e decide investir. O empreendedor também deve procurar pelo profissional mais adequado.

Faça uma boa pesquisa sobre investidores anjo e entre em contato com aqueles que mais combinam com o seu negócio, sua linha de pensamento e seu perfil. Durante as negociações, continue pesquisando até estar segura de que é a melhor opção.

2 – Modelo de negócio

O modelo de negócio que você vai apresentar para o investidor anjo deve ser redondo, sem brechas. Mostre números e dê informações concretas, como ticket médio da empresa, retorno dos investimentos já feitos e como pretende escalar o negócio.

3 – Estratégia de crescimento

Sem apresentar uma estratégia de crescimento realista e convincente, será difícil conseguir um investidor anjo. Prepare-se para responder perguntas como diferenciais em relação a concorrência, projeção de fluxo de caixa e assim por diante.

4 – Equipe complementar

Camila explica que ter uma equipe complementar pode ajudar o investidor a confiar no seu negócio e investir nele. Isso significa que a empresa deve ter pessoas especialistas em cada função, como finanças e gestão, além dos especialistas na criação e na execução dos produtos ou serviços.

Quem é Camila Farani?

Camila perdeu o pai cedo, quando tinha apenas quatro anos. Sua mãe, uma pedagoga, se tornou empreendedora por necessidade. Aos 19 anos, seguindo os passos da mãe, a atual jurada do Shark Tank bolou uma ação simples: começou a vender café misturado com drink na frente das baladas.

Camila Farani

Foto: Reprodução/Site

A partir de então, começou a pensar em empreender. Aos 21 anos, já tinha duas empresas. Aos 26, quatro – todas na área de alimentação. Quando o Mundo Verde comprou seus projetos, se tornou executiva ao lado de oito sócios homens.

Ao sair da Mundo Verde, passou 30 dias deprimida, sem saber o que fazer da vida. Para tirá-la dessa situação, seu mentor a apresentou ao investimento anjo. “Comecei a analisar outros negócios e senti vontade de investir em outras empresas. Hoje, invisto em 32”, conta.

Camila diz que todo investidor anjo também deve ser empreendedor e que prefere investir em grupo, para diminuir os riscos. Hoje, atua ao lado de mais de 100 investidores e já impactou mais de 1.000 mulheres. Sua principal bandeira é que mais investidores apostem nos negócios liderados pelo sexo feminino.

Você já pensou em procurar um investidor anjo?

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.