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Aprenda a usar todos os recursos do WhatsApp

ícone do whatsapp ao lado do ícone do facebook

Você usa o seu WhatsApp para fazer vendas e negociar orçamentos com seus clientes? Ótimo. Mas será que você conhece todos os recursos disponíveis que ele oferece? Para ter uma boa “gestão do relacionamento com o cliente” (tradução para o português de “customer relationship management” ou CRM), você precisa conhecer todos os recursos do WhatsApp e fazer uso deles nos momentos certos.

Afinal, não basta mandar apenas as fotos e os valores dos seus produtos de maneira desordenada e esperar que seus clientes quebrem a cabeça para adivinhar quais preços correspondem a quais mercadorias. Tudo o que eles querem é conforto e praticidade, além de uma boa experiência de compra. É isso que vai fazer a diferença no atendimento e fazer com que eles voltem a fechar negócio com você.

Recursos do WhatsApp que você precisa conhecer (e usar!)

Chamadas gratuitas

Não gaste seus créditos ou pague mais caro na conta do celular. Desde 2015, é possível fazer ligações gratuitas via WhatsApp. E, muitas vezes, uma ligação pode fazer toda a diferença no relacionamento com o cliente. Abra a conversa com a pessoa com quem você deseja falar e toque no botão de telefone, que fica ao lado do nome, no topo. Para que a ligação seja de boa qualidade, certifique-se de que existe uma conexão Wi-Fi. Isso pode ser feito, inclusive, se você ou a outra pessoa estiver em outro país, sem custo nenhum.

O recurso também funciona pela rede normal de dados, 3G ou 4G, mas daí consome do seu pacote de dados, o que pode representar mais um custo. Por isso, prefira ligar quando estiver no Wi-Fi.

Mensagens de voz

A essa altura, não deve ser nenhuma novidade para você, mas é sempre bom reforçar: é possível enviar mensagens de voz gratuitas via WhatsApp. Isso facilita muito a comunicação no dia-a-dia, já que a digitação leva mais tempo. Clique em uma conversa com uma pessoa ou um grupo de amigos, e em vez de escrever no campo em branco, aperte o botão de microfone que fica ao lado desse espaço. Fale tudo o que precisa dizer e solte-o. Pronto, lá se foi a sua mensagem! E agora é só esperar a(s) resposta(s).

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Localização

Vamos imaginar que você marcou um encontro com uma cliente para entregar alguns produtos. Em vez de ligar para ela e dizer exatamente onde você está, você pode enviar a sua localização. É muito simples: abra a conversa com a pessoa com quem você marcou o encontro, clique no ícone que se parece com um clipe (daqueles de prender papéis) no topo e escolha “local”.

O GPS do seu celular precisa estar ativado. Então, espere até ele alcançar a melhor precisão, isto é, aproximar-se ao máximo de onde você realmente se encontra e clique em “enviar sua localização atual”. Automaticamente, ele enviará como mensagem o mapa mostrando onde você se encontra. Tome cuidado ao fazer uso desse recurso: nunca envie a sua localização para desconhecidos ou pessoas que você não tenha confiança.

Lista de transmissão

É um ótimo recurso, que permite que você envie uma mensagem para vários de seus contatos de uma só vez. Elas são formadas por contatos pré-determinados por você para que, assim, você possa enviar mensagens repetidamente, sem precisar selecionar os contatos novamente toda vez que quiser lhes enviar algo ou criar grupos. Dessa forma, você poderá avisar seus clientes mais fiéis, por exemplo, das novidades da sua marca.

Para acionar uma lista de transmissão, vá para a tela “conversas”, clique no botão menu e, depois, crie uma “lista de transmissão”. Toque no símbolo de + ou digite os nomes dos seus contatos para escolher os destinatários. Aperte “pronto” e depois “criar”. Todos daquela lista receberão sua mensagem. Quando seus contatos responderem, as mensagens de cada um serão enviadas apenas para você, em conversas particulares.

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