Realize > Mão na massa

Aprenda a gostar de networking

pessoas sentadas em mesa de café conversando

Networking nada mais é do que ter uma boa rede de contatos. Amigos, conhecidos, familiares: todos podem oferecer novas conexões e são capazes de abrir novas portas para o seu negócio. Essa rede pode ter sido construída ao longo da vida ou estar começando só agora, mas o importante é saber qual é a melhor forma de conquistá-la e mantê-la para que, assim, possa render frutos não só profissionais, mas também pessoais.

Ter um bom relacionamento com diversas pessoas é uma característica importante para todos os empreendedores. Por isso, você deve superar picuinhas e evitar entrar em discussões à toa. Se você for capaz de manter contato de forma tranquila e produtiva com seus conhecidos, não vai demorar muito para que veja a sua empresa crescer.

Você pode até ser tímido, mas não a ponto disso impedi-lo de alcançar espaços maiores e melhores. Um bom começo é fazer aquela varredura em seus contatos no Facebook e se perguntar: o que será que esta pessoa está fazendo da vida? Convide para um café ou um almoço e conversem sobre o passado e o presente. A partir daí, certamente, vão surgir oportunidades para o futuro.

Além dessa, selecionamos outras quatro dicas de especialistas em networking, que vão ajudar você a atingir mercados nunca antes imaginados. Afinal, o objetivo ao empreender é ver o seu negócio brilhar e ser requisitado em vários cantos da cidade, do país – e por que não? – do mundo, certo?

Boas dicas para brilhar muito no networking

Não procure pelas pessoas apenas quando tiver necessidade

O bom networking é feito de uma forma constante, que faça com que você converse com seus contatos de tempos em tempos e por motivos diferentes. Não procure uma pessoa, com quem você não fala há muito tempo, somente porque ela tem o que você precisa. Vai soar grosseiro e você ainda corre o risco dela nunca mais querer falar com você.

Não seja negativo

O seu copo sempre está meio cheio ou meio vazio? Preste atenção na forma como encara os problemas e dá solução a eles. Definitivamente, não é reclamando que você vai conseguir encontrar saídas para as questões que têm de enfrentar no dia-a-dia. Seja objetivo e evite o pessimismo. Ninguém gosta de estar perto de pessoas que são negativas, ainda mais se for um líder.

Não esqueça o nome das pessoas e o aniversário delas

Sim, sabemos que esquecer o nome de pessoas é comum. Mas tente fazer o exercício de se lembrar do nome de todas as pessoas com quem você conversa. Se a memória falhar, tudo bem: pergunte novamente o nome dela e peça desculpas.

Um bônus é marcar na agenda o dia do aniversário de cada uma delas – e mandar uma mensagem carinhosa desejando felicidades. O Facebook ajudará você a lembrar das datas de seus contatos e, se você quiser manter uma boa relação, ligue em vez de enviar uma mensagem impessoal pela própria rede social. Fará toda a diferença.

Evite falar somente de você

Você já esteve em uma roda de conversa com alguém que não parava de falar sobre si mesmo? Não é chato demais? Pois então, não seja essa pessoa. Além de ser desagradável, é também falta de educação. Demonstre interesse pelas outras pessoas e ouçam o que elas têm a dizer. A partir daí, você pode ter, inclusive, muitos insights e ser capaz de enxergar novos rumos para o seu negócio brilhar.

  • Essa matéria foi útil?
  • 1 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.