Realize > Mão na massa

Cinco aplicativos para aprender outras línguas

menina mexendo em celular sentada na cama

Falar outras línguas além do português abre uma série de possibilidades que você nem imagina (ainda). Se você não deu a mínima para as aulas de inglês ou espanhol na escola, saiba que nunca é tarde para recomeçar o aprendizado. E agora de um jeito muito mais fácil e barato (às vezes, até gratuito): existem aplicativos para aprender outras línguas que você pode instalar no seu celular, tablet ou computador e treinar na hora que puder. Eles são fáceis de usar, práticos e vão ajudar você a abrir e conquistar novas fronteiras.

Leia mais:
Quanto custa a sua hora?
Aprenda a fazer um orçamento

Eliane Dias, advogada e produtora dos Racionais MC’s, contou em entrevista ao Meu Negócio Brilhante que só agora está correndo atrás do tempo perdido. “Não dei muita atenção às aulas de inglês na época da escola e agora estou ‘sofrendo’ por não saber”, contou. “Eu preciso aprender de qualquer jeito. Sinto que estou perdendo algumas oportunidades por não saber a língua”, disse. Ela se matriculou em uma escola de inglês e, paralelamente a isso, também está praticando o idioma com um dos aplicativos abaixo.

Aplicativos para aprender outras línguas

Duolingo

Eficiente e gratuito, o Duolingo oferece cursos de inglês, espanhol, francês e alemão. Para começar, você deve escolher uma meta, que vai de 5 minutos (“casual”) a 20 minutos por dia (“insano”). Informe, na sequência, se você é iniciante ou se já possui algum nível do idioma. Se realmente tiver, faça o teste para avançar algumas aulas. Você ainda pode permitir que o aplicativo envie lembretes para que você não perca as próximas aulas e se comprometa com o aprendizado. Tem para celulares Android, da Apple e Windows Phone.

Lingualeo

O aplicativo Lingualeo, de origem russa, permite que o usuário aprenda inglês jogando. A versão para brasileiros tem um dicionário com áudio para cada palavra, recursos multimídia (músicas, vídeos, artigos e piadas em inglês), treinos para memorização e exercícios para aprender novas palavras em inglês. O app é grátis.

Rosetta Stone

Há cursos básicos de alemão, tcheco, chinês, coreano, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano, japonês, polonês, russo, sueco e turco. O aplicativo Rosetta Stone usa reconhecimento de voz para avaliar se o usuário está repetindo a palavra de modo correto. Há uma versão para brasileiros que viajam para o exterior e que traz frases típicas para situações comuns, o Rosetta Stone Viagem Inglês. Há diversos pacotes com diferentes valores.

Babbel

A Babbel oferece cursos de mais de uma dezena de idiomas, entre eles, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, russo e turco. O aprendizado acontece, segundo o próprio site informa, de maneira “intuitiva e natural”. Em um primeiro momento, o aplicativo apresenta muitas palavras do novo idioma que se pretende aprender, a fim de ajudar na formação de vocabulário. Você pode continuar o curso de onde tiver parado, em qualquer dispositivo. O pacote de três meses sai por R$ 47,85.

Na Ponta da Língua

Funciona como um tradutor e pode ser útil durante viagens internacionais em situações corriqueiras, como ir a um restaurante, pedir um quarto no hotel ou ir às compras. Na Ponta da Língua traz sugestões de conversas escritas em seis idiomas com tradução para o português. Disponível apenas pelo iTunes, para celulares Apple.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.