Realize
Ferramentas

Aprenda a fazer um orçamento

30 de setembro de 2016

mulher fazendo orçamento

Quando você está negociando um trabalho, é natural que precise enviar um orçamento para o seu futuro cliente. Também é comum receber orçamentos de serviços que você esteja buscando para a sua empresa. Mas como seria o modelo ideal de orçamento? Você sabe preparar um?

Abaixo, montamos um arquivo que pode servir como modelo para que você use em seu dia a dia. É importante deixar tudo bem claro e objetivo para que não haja espaço para um mau entendimento e futuros problemas entre as partes, você e seu cliente.

Se você já tiver feito uma identidade visual para a sua empresa, melhor ainda! Vai poder inserir o logo dela no topo de todos os seus orçamentos. Isso deixa tudo ainda mais profissional e conta pontos no momento em que o cliente for tomar a decisão.

Leia mais:
Como preencher o seu bloco de notas fiscais
Dicas para fazer o seu cartão de visita

Orçamento: os itens importantes

A data do orçamento e o assunto sobre o que se trata são importantes e devem ficar no topo do documento. Logo abaixo, escreva um texto breve a respeito do que conversaram previamente e o retorno esperado por ambas as partes na negociação.

Liste tudo o que pretende fazer, com o máximo de detalhes possíveis. Procure escrever com clareza e objetividade, mostrando de que forma o serviço será feito e até onde você vai o seu trabalho. Se tiver observações importantes, agora é a hora também. Não se esqueça de anotar quanto tempo o serviço está previsto para ter. Isso fará com que você trabalhe com um prazo, ou seja, uma data final para entregar o prometido. Além disso, a data final de entrega também serve para atender às expectativas do seu cliente.

Por fim, insira o valor da proposta. Caso já tenha data de pagamento acertada com o cliente, coloque também. Não esqueça de assinar. De preferência, faça tudo isso em duas cópias — uma deverá ficar com você e a outra com o cliente. Boa sorte!

Modelo de orçamento

Neste modelo de orçamento, você vai saber mais sobre quais informações são importantes e qual é a melhor forma de organizá-las.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.