Realize > Ferramentas

Comprovar renda: saiba quais são os documentos necessários

comprovar renda

Comprovar renda é necessário para quem vai alugar um imóvel, abrir conta em banco, solicitar cartão de crédito, pedir um empréstimo ou um financiamento estudantil. Instituições exigem a comprovação para garantir que haverá dinheiro suficiente para pagar as parcelas.

No entanto, muita gente não sabe como comprovar renda – principalmente trabalhadores informais e donos de empresa. Se você não ganha um salário fixo, registrado na sua carteira de trabalho, como provar que há dinheiro suficiente entrando na conta todo mês?

Como comprovar renda?

O caminho mais fácil para comprovar renda é apresentar extratos bancários, contracheques ou declarações de Imposto de Renda. Os documentos exigidos variam dependendo da natureza do seu trabalho. Se você vive de renda (como aluguéis), terá de apresentar extratos que comprovem esse recebimento.

Se você é aposentado, deve comprovar sua situação e mostrar os extratos, para mostrar quanto recebe do governo por mês. Se é trabalhador assalariado com carteira assinada, pode mostrar os holerites que a empresa é obrigada a te dar todo mês. Se é MEI ou ME, pode apresentar as notas fiscais emitidas quando presta serviços, a declaração de Imposto de Renda ou extratos bancários.

Documentos para comprovar renda

Trabalhadores em regime CLT (carteira assinada)

Se você é trabalhador formal e tem renda fixa, é possível comprovar renda com a Carteira de Trabalho. Outra opção é usar as cópias dos três últimos contracheques e a declaração do Imposto de Renda Atual.

No entanto, se você trabalha com salário variável, será preciso apresentar comprovantes de pagamento que digam respeito a mais meses. A instituição financeira poderá pedir comprovantes relativos a um ano de trabalho, por exemplo.

Trabalhadores autônomos

Autônomos e profissionais liberais precisam apresentar uma cópia do contrato de prestação de serviço, que especifica o valor do pagamento mensal, além da declaração do Imposto de Renda para comprovar renda.

O Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA), a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) ou as notas fiscais emitidas também podem ajudar no processo. O Decore, por exemplo, é um dos principais meios de comprovação de renda para taxistas, caminhoneiros, dentistas, advogados e médicos. O documento pode ser obtido com um contador.

Aposentados, pensionistas e rentistas

Aposentados e pensionistas precisam apenas apresentar os últimos três comprovantes do pagamento dos benefícios, além da declaração do Imposto de Renda.

Quem vive de renda, como aluguéis ou investimentos, precisa obrigatoriamente apresentar o Imposto de Renda. Dependendo da aplicação, você pode comprovar com o Decore ou com um extrato de aplicações financeiras. Rendimentos de fundos, por exemplo, podem ser comprovados através de um extrato bancário. Já rendimentos de distribuição de lucros de empresas são comprovados pelo Decore.

Cuidado com o CPF

Se você é trabalhador autônomo e precisa de um empréstimo, provavelmente terá de apresentar os extratos bancários e o Imposto de Renda para comprovar renda. Mas isso pode não ser suficiente. Por isso, é bom estar atento ao nome limpo.

Se você estiver com o nome sujo, o banco provavelmente vai reprovar o financiamento. Regularize sua situação o quanto antes e quite as dívidas que ainda não foram pagas.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.