Ferramentas > Dicas de especialistas

Como pagar o DAS e o que fazer se você esquecer de quitar o boleto

pagar o DAS

Por que você precisa ler este texto?

O imposto que todo microempreendedor paga é o DAS, uma mensalidade que pode ser quitada pelo Portal do Empreendedor ou por débito automático. Saiba como fazer o pagamento e não se tornar um devedor.

Quem é registrado como MEI (Microempreendedor Individual) deve pagar o DAS mensalmente, uma mensalidade que vence todo dia 20. Para isso, ele deve entrar no Portal do Empreendedor, emitir o boleto e fazer o pagamento.

Como o boleto não vai chegar na sua casa, é possível que você esqueça de pagá-lo de vez em quando. Mas se isso acontecer, não se preocupe: é possível pagar o DAS atrasado. Infelizmente, há uma multa diária de 0,33%.

Qual o valor do DAS?

O valor a ser pago mensalmente varia de acordo com o setor econômico no qual o microempreendedor atua. Quem atua no comércio ou indústria deve pagar R$ 47,85 por mês, enquanto os prestadores de serviço pagam R$ 51,85 mensalmente.

Como o valor não é muito alto, a multa diária por atraso não pesa tanto no bolso. Mas cuidado: pagar o DAS em atraso todos os meses trará prejuízo financeiro a longo prazo.

Como pagar o DAS

Há três opções para pagar o DAS. A primeira é entrar no Portal do Empreendedor, acessar a aba “Carnê MEI – DAS”, informar o número do CNPJ e imprimir o boleto do mês. Mas há uma questão: o site solicita que você coloque a data em que vai fazer o pagamento. Se você colocar para hoje e pagar amanhã, será preciso imprimir outro boleto com a data do dia. Por isso, fique de olho nesse detalhe.

No Portal do Simples Nacional, é possível colocar o MEI em débito automático acessando o “Simei Serviços”. Isso ajuda a não esquecer de pagar todos os meses. Porém, por outro lado, cai todo o mês na sua conta, logo, o dinheiro precisa estar lá, né?

No Portal do Empreendedor, você pode imprimir todos os boletos do ano para fazer o pagamento a cada mês. O pagamento pode ser realizado no banco ou em casas lotéricas.

Caso pague o mesmo boleto duas vezes, solicite o reembolso no próprio Portal do Empreendedor.

Por fim, você pode ir até o Sebrae mais próximo e fazer o pagamento lá.

Como pagar o DAS atrasado

Pagar o DAS atrasado é muito simples. Mas não é possível usar o boleto que você já emitiu. Será preciso emitir um novo boleto no Portal do Empreendedor e fazer o pagamento na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, bancos estaduais, casas lotéricas ou bancos conveniados.

Como pagar o DAS

Foto: Reprodução

Fique atento

Antes de efetuar o pagamento, verifique informações como nome, CPF, valor, razão social e data. Caso algum dado esteja errado no boleto, acesse a “Alteração de Dados Cadastrais” no próprio Portal do Empreendedor.

Caso os seus dados estejam corretos, será preciso entrar em contato com a “Ouvidoria da Secretaria da Micro e Pequena Empresa” e comunicar que há um erro no boleto. Nunca faça o pagamento se houver qualquer informação errada.

Além disso, se você receber um boleto em casa, não faça o pagamento, pois o DAS nunca envia nada para o seu endereço. Provavelmente é um golpe ou algum tipo de cobrança indevida.

Mesmo se você estiver trabalhando como registrado e tiver abandonado a vida de microempreendedor, deve continuar pagando o DAS. Se não quiser mais fazer o pagamento, solicite o encerramento do MEI e preencha a Declaração de Extinção.

Tem mais dúvidas sobre o MEI ou o DAS? Deixe um comentário!

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.