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Como lidar com clientes inadimplentes: dicas do que fazer e como cobrar

como lidar com clientes inadimplentes

Saber como lidar com clientes inadimplentes é um desafio para toda empreendedora. Por mais que você se organize e seja controlada, nem sempre é possível garantir que todo mundo pague em dia aquilo que está devendo. E isso pode afetar diretamente no fechamento no final do mês, e até te colocar em apuros.

Felizmente, algumas dicas podem ajudar a melhorar o relacionamento e até te ensinar como cobrar clientes inadimplentes. Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o país está passando por uma crise financeira. E isso pode fazer com que pessoas responsáveis e honestas não consigam pagar algumas contas temporariamente.

Isso significa que elas tendem a não ser más pagadoras por falta de honestidade, mas porque podem estar enfrentando problemas bem justificados, como desemprego ou doenças na família. Existe ainda aquele grupo de pessoas que, acredite, têm dinheiro, são honestas, mas não pagam por uma questão de hábito: vivem se esquecendo das contas e precisam ser relembradas toda hora.

Aprenda como lidar com clientes inadimplentes

A melhor maneira de negociar e abordar um cliente inadimplente é ouvindo o que ele tem para falar. Depois de explicar o motivo do atraso, vocês vão conseguir, juntos, pensar em novas possibilidades para quitar a dívida. Pode ser um prazo maior ou um parcelamento. O importante é deixar tudo bem claro, anotado e acertado para ambos os lados.

E não tenha vergonha ou receio de fazer uma cobrança. Todo comércio é um acordo entre duas pessoas: a que vende e a que compra. Se você cumpriu a sua parte, entregou um produto ou serviço e combinou valores e um prazo para receber por isso, nada mais justo do que ser pago. De acordo com o Clube do Empreendedor Sebrae, as pessoas tendem a acertar as contas primeiro com quem as incomoda mais. Por isso, não deixe de ligar para avisar da dívida e tentar renegociar.

Dicas de como cobrar um cliente inadimplente

É muito importante que você procure o cliente e converse sobre a dívida. Quando você se mostra compreensiva e dá uma chance da pessoa salvar sua reputação, ela tende a se abrir para as negociações. Mas, antes de fazer isso, dê uma olhada com calma no Código do Consumidor para não se prejudicar. Existe um jeito certo de cobrar e algumas coisas são proibidas pela legislação, como constranger, expor ao ridículo e fazer ameaças.

O Sebrae indica ainda que você já tenha o valor final da dívida calculado e o que pretende cobrar de juros e multa quando ligar para o cliente. Além disso, tudo o que você conversar e acertar deve ser anotado para evitar erros, como uma cobrança antes do novo prazo combinado. Se você conseguir acertar tudo de forma amigável e satisfatória para os dois lados, as chances do cliente voltar a comprar com você quando estiver uma situação financeira melhor são grandes.

Agora, se você quer evitar a inadimplência, o melhor a fazer é adotar algumas táticas. A mais comum e fácil de aplicar é a venda por cartão de crédito e de débito . Se você vai vender com cheque ou boleto, há a opção de fazer um contrato de compra e venda. Ele não garante o pagamento, mas ajuda (e muito) na cobrança.

Algumas empresas costumam ainda incluir essas perdas anuais com inadimplência no preço de venda. Ou seja, se você percebe que tem um prejuízo anual de, digamos R$ 2 mil, com maus pagadores, a sugestão seria subir os preços dos seus produtos de um jeito que esse valor seja assumido pelos clientes que pagam tudo em dia. Mas, de novo, lembre-se que estamos no meio de uma crise e que até um aumento nos preços deve ser bem calculado.

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