Realize > Ferramentas

Como fazer o balanço patrimonial da sua empresa no final do ano

Balanço patrimonial

O final do ano é uma oportunidade para o empreendedor reavaliar o desempenho do seu negócio, com o objetivo de aparar as arestas e traçar novas metas para o período seguinte. Fazer um balanço patrimonial é uma das formas de analisar a saúde financeira da empresa.

O balanço patrimonial revela se a empresa foi lucrativa ou não em determinado período de tempo. Ele indica o patrimônio líquido do negócio, assim como o capital disponível. Pode ser realizado bimestralmente, trimestralmente, semestralmente ou anualmente.

Como fazer o balanço patrimonial

Para fazer o balanço patrimonial é preciso levantar os ativos e passivos da empresa. Os ativos são os bens, direitos e recebimentos que podem ser convertidos em valores monetários. Já os passivos são obrigações fiscais, pagamentos e dívidas. O primeiro passo é reunir todos os ativos e passivos da empresa:

Ativos: pagamentos a receber de clientes, impostos a recuperar, estoques, crédito junto a sócios, retorno de investimentos, móveis e imóveis.

Passivos: pagamentos a fazer para funcionários e fornecedores, obrigações trabalhistas (décimo terceiro, FGTS e outros benefícios), pagamento de empréstimos, obrigações tributárias e contas fixas.

Não há nenhum mistério para fazer o cálculo e chegar ao patrimônio líquido da empresa. A conta é a seguinte:

Ativos – Passivos = Patrimônio líquido

Você pode fazer o cálculo manualmente utilizando uma planilha. Faça o download de um modelo gratuito.

O balanço patrimonial traz informações claras e sólidas sobre a situação atual da sua empresa. Analise os resultados, identifique os erros, veja o que deve ser mantido e defina metas para o ano.

Balanço de fim de ano

Além de realizar o balanço patrimonial, o empreendedor deve reservar um tempo no final do ano para reavaliar outras questões relacionadas à empresa. Quem tem funcionários deve analisar o desempenho de cada um e entender o que é preciso melhorar. Será que eles precisam de mais incentivos para trabalhar melhor? Algum deles não está rendendo o esperado? Chegou a hora de trocá-los de função?

Analisar os recursos disponíveis e a infraestrutura do negócio também é importante. Para crescer, é preciso investir. Dependendo do resultado do balanço patrimonial, avalie se chegou a hora de automatizar sistemas, reformar o espaço físico, comprar maquinário extra ou tomar atitudes similares.

O final do ano  pode ser boa oportunidade para fazer uma comparação com os concorrentes. Pesquise os produtos e serviços que estão oferecendo, eventuais promoções, campanhas publicitárias e assim por diante. Ao analisar o que está sendo feito no segmento você terá ideias para melhorar seu negócio e saberá onde investir.

Por fim, não deixe de conversar com os clientes e fazer pesquisas de satisfação. O seu negócio depende diretamente do nível de comprometimento e confiança dos consumidores. Entenda se eles estão satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos, atendimento, preços, localização, informações disponíveis e outros dados. Isso pode ser feito de diversas formas: envio de formulários online (por email, WhatsApp ou dentro do próprio site), preenchimento de fichas físicas ou por meio do boca a boca. Veja aqui como fazer a pesquisa de satisfação com seus clientes.

Quais são suas principais dúvidas e dificuldades em relação ao empreendedorismo?

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.