Realize > Dicas de especialistas

Como uma viagem de trem pode melhorar a sua criatividade

trilho de trem

Se na sua cidade tem trem, você muito provavelmente já andou nele e observou uma série de vendedores ambulantes, que fazem de tudo para vender seus produtos. Já deve ter reparado também que alguns deles se destacam mais do que outros é justamente nesses que você deve prestar atenção. Eles costumam dar uma aula para quem deseja usar a criatividade no trabalho. Portanto, não se lamente mais por não ter dinheiro para pagar curso sobre facilitação criativa, pois você tem muito o que aprender com esses vendedores do trem.

O site Empreendedor Zerado destacou alguns dos vendedores mais famosos dos trens do Rio de Janeiro. Alguns deles já foram, inclusive, entrevistados na TV. De um modo geral, eles são engraçados, não tem vergonha de pagar mico e usam a música para divulgar suas mercadorias. E quantas mercadorias! Vendem balas, chocolates, bolachas (biscoitos, para quem é do Rio), salgadinhos e bebidas. De uns tempos para cá eles estão diversificando e comercializando fones de ouvido, capinhas para celulares, óculos escuros, temperos, elásticos para prender cabelo, entre muitas outras coisas.

Leia mais:
Sabrina de Paiva é negra, empoderada e Miss São Paulo
Como usar o WhatsApp para venda

Não basta ficar gritando o nome do produto que está sendo vendido e o valor dele para chamar a atenção das pessoas. Isso só vai incomodar quem está cansado e não está com muita paciência com alguém que está fazendo de tudo para ganhar um dinheiro. Mas se a abordagem muda para um tom mais engraçado e parte de alguém que sabe contar uma história divertida e tirar sarro de si mesmo, quem não vai se encantar? Além de um sorriso no rosto, o(a) usuário(a) do trem vai ainda levar uma ou mais lembranças para os filhos, para o(a) companheiro(a), para os pais.

Aprenda com os vendedores do trem

O velho ditado diz que o bom vendedor é capaz de vender até a mãe e não entregar. Em outras palavras, isso quer dizer que não importa o que você venda, mas como você vai vender. Muitas vezes, as pessoas não compram porque precisam do produto ou serviço que você está oferecendo, mas sim porque se encantam com o que está sendo comunicado pelo comerciante. Pode reparar. Quando um vendedor consegue tirar um sorriso do rosto até de quem não costuma sorrir muito é porque ele é bom no que faz. E vai vender até mais do que o previsto.

Inovação é a palavra. E ela só é possível quando se tem muita criatividade. Veja aqui o vídeo do rapaz que é conhecido como Gordão do Trem, lá no Rio de Janeiro. Para vender barras de um chocolate, ele cria versos de funk e faz todos ao redor sorrir (e até cantar e bater palmas juntos):

Não vem que não tem, não vem que não tem! Quem quer comprar barato, compra com o Gordão do Trem! Se liga meu amigo, preste muita atenção, o Gordão do Trem vem trazendo a promoção. Mas ele é muito chato, não deixa ninguém dormir. E se ninguém comprar, vai falar até Japeri!

Japeri é a última estação daquela linha e é um município na região metropolitana do Rio de Janeiro. Tem como não se encantar e querer comprar pelo menos um chocolate? Da próxima vez que for pegar um trem, preste atenção nas táticas dos vendedores. Elas podem ser muito úteis no seu dia a dia e fazer você brilhar ainda mais!

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.