Realize > Dicas de especialistas

Sociedade entre amigos funciona? Veja opiniões e dicas de quem passa por isso

estúdio metrópoles

Há muita polêmica em torno da ideia de criar uma sociedade entre amigos. Há quem diga que abrir empresa com pessoas próximas pode prejudicar a amizade e tornar as operações menos profissionais. Mas trabalhar com quem se confia também tem suas vantagens, como liberdade para falar o que pensa  e lealdade.

Para Liliane Varanda, uma das donas do Studio Metrópole de pole dance, em São Paulo, ser amiga das sócias tem mais pontos positivos do que negativos. A escola foi fundada em 2014 por Lili em parceria com Andressa Reigado, Stela Novaes e Raquel Perea. “Passou sim pela minha cabeça que a sociedade poderia prejudicar a amizade. Entre amigas podem até existir conflitos, mas são mais simples. No negócio você tem que discutir, discordar”, afirma.

Apesar do receio, a ideia de começar o negócio com amigos foi um dos principais incentivos para Liliane. Na época, era mais próxima de Raquel, pois as duas cursaram relações internacionais em Brasília e se conheciam desde 2003. Se a amiga não estivesse envolvida na parceria em São Paulo, Lili provavelmente não teria optado por empreender. “Quando você começa a empresa, percebe que a amizade pode sim atrapalhar. Mas para começar foi um incentivo. Lembro de pensar claramente que estávamos juntas e que ela poderia me ajudar se algo desse errado”, relembra.

Pontos positivos e negativos

Liliane e Raquel se mudaram para São Paulo mais ou menos na mesma época, em 2010. As amigas se matricularam em aulas de pole dance, onde conheceram Andressa, formada em publicidade e propaganda, e Stela, graduada em tradução. “A Raquel ia com mais frequência nas aulas pois eu fazia mestrado. Ela sempre fez muitas amigas no pole e foi ela que uniu as quatros pessoas”, explica Lili.

Na época, Andressa e Stela já davam algumas aulas. As quatro tinham uma vontade comum de ter o próprio estúdio e logo perceberam que se completavam, pois cada uma gostava de um estilo de pole dance e tinha seu próprio perfil profissional. Antes de inaugurar o Metrópole, passaram um ano fazendo reuniões esporádicas para discutir objetivos, visão de negócio, planejamento e metas. Quando finalmente encontraram o imóvel, sentiram urgência de inaugurar a escola em 2014.

Estúdio Metrópoles

Foto: Divulgação

Segundo Lili, o principal ponto positivo da sociedade entre amigos é a confiança, que economiza “muito tempo e trabalho”. Os conflitos são resolvidos com uma simples conversa e há a certeza de que todas estão trabalhando em prol da empresa. Em três anos, as sócias nunca passaram por uma quebra de confiança e sempre resolveram os problemas sem maiores dramas.

Outro ponto positivo é a lealdade. “Como queremos muito o bem umas das outras e somos amigas fora da empresa, somos mais leais do que nas relações de trabalho normais”, justifica. “Somos quatro chefes dentro do Metrópole. Todos os alunos e funcionários nos reconhecem dessa forma e isso evita situações de concorrência ou de uma querer derrubar a outra, o que é comum no meio empresarial”, completa.

Para Liliane, a lealdade foi crucial para a sociedade em momentos difíceis. Se não houver um forte senso de compromisso entre os sócios, tudo pode ir por água abaixo.

Mas ter uma sociedade entre amigos também tem pontos negativos. Como amigas, existe uma tendência de evitar o conflito e de não responsabilizar o outro por seus erros. As quatro sabem detalhes pessoais das vidas pessoais de cada uma, o que abre espaço para cobrança quando algo está faltando. Mas cobrar alguém próximo é sempre mais difícil do que cobrar um desconhecido.

Outro ponto importante é saber dividir bem as tarefas e o pró-labore de cada sócio. No Metrópole, cada amiga é responsável por uma frente: Raquel cuida do financeiro, wokshops e cursos internacionais; Stela treina os instrutores e é responsável pela metodologia; Andressa toma conta da estrutura do imóvel e parcerias comerciais, enquanto Liliane faz a parte de relacionamento, atendimento e mídia. Mas eventualmente, quando há tarefas extras, é preciso conversar e reorganizar o planejamento e o pró-labore de cada uma, que a princípio é igual para todas.

“No começo foi muito empírico, a gente imaginou os departamentos que deveriam existir e cada uma ficou responsável por certas tarefas. Quando fomos adquirindo mais experiência, conseguimos definir melhor o que significava cada uma das quatro caixinhas [departamentos]”, explica Lili.

Foi a experiência do dia a dia que fez as sócias entenderem quais tarefas levam mais tempo e quais são as principais habilidades de cada uma. No início, as quatro eram responsáveis por tudo, desde dar aulas até fazer faxina, hoje isso mudou. Atualmente, o Metrópole tem 17 instrutores, três funcionários na parte administrativa e oferece cerca de 115 aulas por semana.

Melhores dicas para a sociedade entre amigos

A primeira dica para criar uma sociedade entre amigos de sucesso é discutir os valores e objetivos da empresa antes mesmo da sua inauguração. Depois de fundada, é preciso rediscuti-los periodicamente.

“Quando a gente criou o Metrópole, discutimos muito como a empresa deveria ser em termos de atendimento, espaço e quais deveriam ser nossas metas. Com o tempo, isso foi mudando e às vezes é preciso sentar e conversar”, afirma.

Outra boa dica é separar um tempo para fazer reuniões de trabalho e registrar o que foi dito. Ao trabalhar com amigos, a tendência é fazer as coisas muito informalmente. Outra situação que pode acontecer é falar sobre trabalho o tempo todo, mas não necessariamente sobre assuntos relevantes.

Hoje, as sócias do Metrópole fazem reuniões semanais de uma hora para falar apenas sobre assuntos de trabalho e aparar as arestas, sempre registrando todas as decisões em uma ata.

Você conhece histórias de sucesso de amigos que abriram um negócio?

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.