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Músicas e cheiros em lojas: entenda a importância da ambientação sensorial

músicas e cheiros

Ao entrar em alguma loja, você já deve ter reparado na música que tocava e que acabou deixando você até mais animado. Mudou o seu humor e, por isso, você comprou mais do que planejava.

Em outros casos, você deve ter sentido um cheirinho gostoso no ar, capaz de despertar muitas sensações e lembranças, tão bom que vai fazer você querer levar um ou mais iguais aquele. Não pense que tudo isso é por acaso, pelo contrário, fazem parte da ambientação sensorial, ou seja, músicas e cheiros que são capazes de provocar os sentidos dos seres humanos e até de ajudar nas vendas.

Quando o seu público-alvo estiver definido, comece a pensar em quais músicas ele gostaria de ouvir. Você vende roupas para jovens? Que tal se atualizar do que eles andam ouvindo por aí? Administra um espaço voltado para o bem-estar? Que tal criar uma lista com músicas clássicas ou de relaxamento? O volume das músicas dentro do seu estabelecimento também pode fazer a diferença. Se o seu público-alvo tiver acima de 50 anos, muito provavelmente ele não vai gostar de ouvir músicas muito agitadas e barulhentas.

O som adequado cria um ambiente propício para as vendas, segundo especialistas. Com uma música que desperte automaticamente a simpatia e traga boas lembranças ao seu público, você vai ver seu faturamento aumentar em poucos dias. A música também pode funcionar para reforçar a imagem de uma marca. É o caso, por exemplo, daquelas lojas de roupas e de acessórios de surf, onde geralmente se ouve músicas com levadas de voz e violão. Isso ajuda a criar uma identidade do seu negócio, além de atrair mais e mais clientes que fazem parte do seu público-alvo.

Músicas e cheiros nos pontos de venda são garantia de sucesso

Entendido o perfil do seu cliente e o tipo de música ideal para ele, é hora de pensar no cheiro. O aroma do local pode tanto repelir quanto atrair pessoas que estão passando do lado de fora. Um aromatizador com essências de flores pode funcionar super bem. Ter um ambiente limpo e arejado, seja com circulação de ar natural, ventilador ou ar condicionado, é muito importante.

Existem pessoas que são mais sensíveis ao olfato do que à audição, portanto preste muita atenção no cheiro que você quer que o seu negócio seja lembrado.

Agora, se você é dono de um negócio que perfuma naturalmente o ambiente, use isso a seu favor. Não há nada que substitua o cheiro de pão quentinho, recém-saído do forno de uma padaria, ou o perfume das flores de uma floricultura. Se você tem uma loja de perfumes, evite borrifar a cada dia uma essência nova. Os aromas podem se misturar no ar e o resultado não será muito agradável. Procure, sim, variar os perfumes, mas tenha a certeza de que o aroma anterior já não paira mais no ar.

No mais, de nada adianta pensar nesses detalhes se o atendimento não for de qualidade. Trate seus clientes da melhor maneira possível, ouça críticas e acate sugestões. O trato, o cuidado e a empatia com o outro ser humano devem vir sempre na frente da ambientação.

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