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O que é moda sustentável e por que empreender na área

moda sustentável

Por que você precisa ler este texto?

Para ter sucesso trabalhando com moda, a dica é encontrar um diferencial. Investir em produtos sustentáveis pode te ajudar a conquistar um público consciente e fiel e ainda ajudar o meio ambiente.

A moda sustentável vem ganhando cada vez mais espaço nas ruas e nas lojas. Reduzir os impactos causados pelo homem no meio ambiente é tarefa de todos e uma forma de fazer isso é também por meio do consumo, ou seja, comprando itens que são feitos de materiais recicláveis, por exemplo. Empreendedores têm apostado nessa ideia para vender produtos conscientes.

Bolsas feitas a partir de tecidos reutilizados, vestidos produzidos com algodão orgânico e sapatos que usam couro residual da indústria calçadista são exemplos de produtos da moda sustentável. Mas para produzi-los de uma forma consciente não basta usar matéria-prima de baixo impacto ambiental, é preciso mais.

O que é moda sustentável

A moda sustentável respeita o meio ambiente e o ser humano em todas as etapas da produção. De nada adianta usar algodão orgânico nas roupas que faz e pagar um salário irrisório para o seu funcionário. Além de usar matéria-prima consciente, a moda sustentável busca reduzir o gasto de água e de energia, reciclar e reutilizar os resíduos e oferecer boas condições de trabalho para quem fazer parte da cadeia produtiva.

Para o empreendedor, empoderar a comunidade onde vive e trazer novas oportunidades para quem precisa também faz parte do conceito de ser sustentável.

Por que trabalhar com moda sustentável

Segundo a organização World Wild Life (WWF), para produzir apenas uma camiseta são gastos 2.700 litros de água. Para fazer uma calça jeans, o número é ainda mais assustador: 10.000 litros de água de acordo com o site Roupa Livre.

Além de gastar toneladas de água por ano, a indústria têxtil é uma das principais poluidoras do ar, terra e oceanos. Dados revelados pelo jornal britânico The Guardian mostram que o tingimento de tecidos causa a poluição de 17% a 20% das águas do planeta. A indústria da moda também é uma das principais responsáveis pela existência de trabalho escravo no mundo até hoje.

Valor agregado

Os produtos sustentáveis têm o chamado “valor agregado”. Eles se destacam dos tradicionais por não causar impactos no meio ambiente e não serem feitos a partir do trabalho escravo ou da exploração da mão de obra. Portanto, uma bolsa feita de couro ecológico tem maior valor agregado do que uma bolsa feita a partir de couro normal. Quem é dono de uma marca sustentável ganha destaque no ramo de moda por criar um modo de produção responsável e livre de exploração.

Conquistar um novo público

moda sustentável

Foto: Istock/Getty Images

Produzir moda sustentável é uma forma de atingir um novo público, que sobretudo é engajado e responsável. Sua principal preocupação é com a ética e, para cumpri-la, está disposto a gastar mais em peças que tenham sido produzidas de forma ética. Muitas vezes, isso faz parte de um estilo de vida consciente que outras pessoas estão buscando e uma forma de fazer isso é comprar de quem se preocupa com o meio ambiente e com as condições de trabalho.

Diferencial

Vender mochilas sustentáveis, por exemplo, pode ser um diferencial para a sua marca. Mesmo que a moda consciente esteja ganhando cada vez mais espaço, a regra no setor é que a maioria das peças são produzidas da forma tradicional, isto é, sem fazer reciclagem, sem usar matéria-prima consciente, muitas vezes sem pagar um valor justo pela mão-de-obra. Quem faz diferente da maioria se destaca e é reconhecido por isso.

É tendência

A moda sustentável é uma tendência que deve crescer mais nos próximos anos. Defender o meio ambiente é uma questão urgente e que está sendo cada vez mais discutida. Grandes marcas, como C&A e Zara, já estão adaptando parte de sua produção e investindo em coleções conscientes. Portanto, é um investimento certeiro.

Redução de impactos ambientais, sociais e econômicos

Segundo a organização World Wild Life (WWF), para produzir apenas uma camiseta, são gastos 2.700 litros de água. Para produzir apenas uma calça jeans, o número é ainda mais assustador: 10.000 de água de acordo com o site Roupa Livre.

Além de gastar toneladas de água por ano, a indústria têxtil é uma das principais poluidoras do ar, terra e oceanos. Dados revelados pelo jornal britânico The Guardian mostram que o tingimento de tecidos causa a poluição de 17% a 20% das águas do planeta. A indústria da moda também é uma das principais responsáveis pela existência de trabalho escravo no mundo até hoje. Motivos suficiente para trabalhar com moda sustentável, não?

Mercados locais valorizados

A indústria da moda sustentável ainda tem outro trunfo: incentivar o trabalho de produtores locais, como artesãos e costureiros. Um dos princípios da sustentabilidade é consumir o que foi produzido localmente. Para transportar ao Brasil camisetas feitas na China, por exemplo, polui-se o ar. Comprar de lojas nacionais – ou melhor ainda, regionais – é uma forma de reduzir inúmeros impactos.

Além disso, a sustentabilidade engloba a questão social e incentivar produtores locais faz parte da geração de renda para comunidades. Portanto, coloque sua criatividade e consciência para funcionar, junte com suas melhores habilidades e invista na criação de um negócio sustentável.

E você já pensou em trabalhar com moda sustentável?

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