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Maytê Carvalho, do Beleza de Farmácia, dá dicas para um bom pitch

Maytê Carvalho

Por que você precisa ler este texto?

Fazer um bom pitch é uma das melhores ferramentas que o empreendedor tem para conseguir investimento ou novos parceiros.

Fazer um bom pitch pode abrir caminhos para o crescimento da sua empresa. O pitch é o discurso de vendas feito pelo empreendedor para apresentar seu negócio para investidores, potenciais parceiros e até clientes.

No programa “Shark Tank”, do canal Sony, empreendedores apresentam seu negócio para jurados que decidem ou não investir na empresa em troca de uma porcentagem de participação. Um dos pitchs mais famosos do programa foi feito por Maytê Carvalho, fundadora do aplicativo Beleza de Farmácia.

O principal objetivo do aplicativo é democratizar o acesso a beleza. Ele compara cosméticos que, a olho nu, são iguais. Mas têm uma grande diferença: um pertence a uma marca de luxo e outro a uma marca comum, vendida em qualquer farmácia. Isso significa que um pode custar mais de R$150, enquanto o outro provavelmente não chega a R$5. Em outras palavras, o aplicativo mostra qual batom, esmalte ou sombra de marca barata tem exatamente a mesma coloração que um cosmético de marca cara.

O pitch  de Maytê Carvalho no Shark Tank

O bate-papo com os investidores foi polêmico. A jurada Cris Arcangeli, por exemplo, argumentou que não é possível comparar duas marcas, uma cara e outra barata, já que a composição dos produtos é diferente. No entanto, como Maytê já trabalhou na indústria de cosméticos e higiene atendendo grandes marcas, soube argumentar. Tanto que conseguiu R$150 mil de investimento de Camila Farani em troca de 35% da empresa.

O pitch de Maytê no Shark Tank viralizou nas redes sociais e foi um dos mais assistidos do programa. “Quando fiz o pitch, dei tudo que tinha de mim. Coloquei toda a minha esperança, conhecimento e crença naqueles três minutos, porque minha empresa é a coisa mais valiosa que tenho na vida”, disse a empreendedora.

Agora, o Beleza de Farmácia vai pivotar: além do aplicativo, Maytê está desenvolvendo um novo produto, um marketplace de serviços. A empresa também está sendo apoiada por uma aceleradora e continua recebendo o apoio de Camila Farani.

Para Maytê, o investidor anjo traz mais do que recursos financeiros à empresa. Abre portas, apresenta novos contatos e mentores, além do compartilhamento da experiência. “O fato da Camila virar nossa investidora abriu muitas portas, acesso ao mercado. Sem investimento, a vida do empreendedor é mais complexa”, afirma.

Fazer um bom pitch é uma das melhores formas de conseguir um investidor-anjo. Veja as dicas da Maytê:

Como fazer um bom pitch

 1 – Acredite no você está vendendo

Se você não acreditar em si mesmo, ninguém mais vai. Da mesma forma, se você não acreditar no que está vendendo, ninguém vai comprar sua ideia. Portanto, venda um produto e serviço no qual você acredita e que sabe que é bom.

2 – Conheça bem o seu mercado e o seu produto

Muitas vezes, duvidamos de nossa capacidade e permitimos que outras pessoas a questionem. Nunca duvide do seu potencial e não deixa ninguém dizer que você não é capaz.

Em primeiro lugar, tenha todos os dados na ponta da língua. Você tem que conhecer o seu produto melhor do que ninguém, assim como o mercado no qual está inserido. Se vai vender brownies, saiba todos os dados sobre o mercado de alimentação e doces. Se vai vender cosméticos, saiba tudo sobre o mercado de beleza.

“Ofereça para a sua audiência informações que a deixem tão a par do seu negócio quanto você. Você pode conhecer muito sobre o mercado, mas precisa passar credibilidade para a audiência”, diz Maytê.

3 – Identificar a audiência

O pitch é persuasivo: você deve passar seus conhecimentos de maneira acessível, amigável, com linguagem adaptada para o tipo de interlocutor para quem vai se apresentar. Se vai falar com investidores, use linguagem que eles reconhecem. Se vai falar com clientes, adapte o discurso para eles, e assim por diante.

4 – Tenha começo, meio e fim

Um bom pitch é todo amarradinho e tem uma linha de pensamento bem definida. Além disso, sempre termine o pitch pedindo alguma coisa. Investimento, acesso, oportunidades, entrar em uma rede de parceiros… você precisa saber o que quer e deixar isso claro.

5 – Acredite em si mesmo

Para Maytê, empreender é um caminho solitário. Para mulheres, pode ser mais solitário ainda.

A empreendedora afirma que, no final do dia, empreender é um teste de resistência. “Quem é guerreiro sobrevive. Acorde, acredite e não pare nunca. E quando encontrar pessoas com a Camila Farani, que acreditem em você e no seu negócio, saiba que isso vai fazer a diferença”, finaliza.

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