Realize > Dicas de especialistas

Quanto você precisa para abrir um negócio?

embalagem de vidro com moedas dentro

Quando você sonha em abrir um negócio, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça? Se for “não tenho dinheiro suficiente” então você precisa ler este texto até o final. Isso porque a Carolina Ruhman Sandler, coautora do livro “Finanças Femininas”, diz que esse não pode e nem deve ser o motivo de você não investir em abrir um negócio próprio.

capa do livro finanças femininas

Livro Finanças Femininas, valor entre 12 e 18 reais.

Mais do que dinheiro, você precisa de planejamento. “Isso não significa escrever páginas e páginas, fazer planilhas, etc. Você precisa apenas entender o que vai precisar para conseguir lançar o seu próprio negócio”, afirma Carolina. Por exemplo: se o plano é abrir um salão de cabeleireiro, o que você vai precisar comprar, trocar ou pegar emprestado? Produtos de beleza, cadeiras, espelhos, telefone, balcão para atendimento, além de manicures e um local?

Nessa etapa, invista na criatividade. Afinal, você não precisa gastar dinheiro com tudo. Se a ideia é montar uma lavanderia, por exemplo, você pode começar perguntando aos vizinhos, familiares e amigos se eles teriam interesse nesse tipo de serviço. Dependendo do número de interessados, comece a recolher as roupas e leve as peças para uma lavanderia já instalada. Negocie um bom preço pela quantidade e adicione 10% em cada peça. Busque as roupas dali alguns dias e faça você mesma a entrega em mãos.

Antes de abrir um negócio pesquise, sempre!

O importante é fazer muitas pesquisas de produtos e orçamentos de serviços que você vá precisar, além de entrar em contato com pessoas que já são do ramo para que elas deem dicas e apontem caminhos. Uma dica valiosa que a Carolina dá é guardar o equivalente a três salários que você ganhe atualmente. Assim, se o negócio levar cerca de três meses para dar lucro, não precisará fechá-lo.

Outro ponto que você também deve ficar atenta é separar os ganhos e os gastos da sua vida pessoal com os ganhos e gastos da sua empresa. A princípio, isso pode dar um trabalho dobrado, mas fará toda a diferença no final. “Muita gente acaba se desorganizando porque começa a tirar tudo o que ganha do negócio”, explica. “Abra uma conta no mesmo banco para pagar o mínimo de tarifa possível. Assim, você vai poder se organizar melhor e ainda ver o crescimento do seu negócio, sem quebrar o caixa.”

Não desista ao encarar o primeiro problema

Prepare-se: você vai precisar de muito jogo de cintura para lidar com problemas que devem aparecer pelo caminho ao abrir um negócio. Existem, por exemplo, muitos custos escondidos, que só aparecem quando você já está tocando a empresa. Respire fundo e não desista! Peça ajuda a pessoas de confiança ou que tenham mais experiência na área. Os problemas fazem parte do dia-a-dia de todos, não apenas de quem decide empreender.

Mas se você ainda se sente insegura e não tem certeza se é isso mesmo o que quer fazer, leve o plano de abrir um negócio próprio em paralelo. “Essa é uma ótima forma para você testar se a sua ideia vai dar certo ou não”, afirma Carolina. Se quer mesmo ver a sua empresa aparecer, dedique-se a todo esse processo em seu tempo livre.

Para resumir, como diria João Guimarães Rosa no livro “Grande Sertão Veredas”: “a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.