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Dicas para usar o Facebook para Empresas e crescer seu negócio

facebook para empresas

Por que você precisa ler este texto?

As redes sociais ajudam a divulgar a marca, conquistar novos clientes e aumentar o número de vendas. Mas para que isso aconteça, é preciso aprender a utilizá-las da forma correta.

As redes sociais são aliadas na hora de divulgar o seu negócio. Usar o Facebook para Empresas pode ser forma de fortalecer sua marca, vender produtos ou serviços. Mas para utilizá-lo bem e atingir seus objetivos, é preciso estudar suas funcionalidades.

O primeiro erro do empreendedor é criar um perfil pessoal para vender seus produtos. O objetivo do perfil pessoal é se conectar com amigos. O seu negócio deve ser representado por uma página, pois nela é possível fazer um resumo da empresa, colocar a identidade visual da sua marca, conseguir fãs e interagir com eles.

A criação de página no Facebook é grátis. Além disso, não há número limite de amigos, como ocorre com os perfis pessoais (5.000). Ou seja, você pode ter milhões de usuários seguindo a sua empresa.

Após criar a página, é preciso entender como utilizá-la. Primeiro, siga a página Facebook para Empresas, onde são postadas novidades sobre a plataforma e dicas de como usá-la a favor do seu negócio.

Encontrar os clientes certos

Victor Itakaki, especialista de conteúdo alocado no Facebook, contou em palestra na Virada Empreendedora 2017 que a rede social tem 114 milhões de usuários por mês no Brasil.  No entanto, boa parte desses usuários não faz parte do público-alvo da sua empresa. Como encontrar os clientes certos?

O Facebook permite que o usuário segmente seu público-alvo, colete informações e direcione anúncios apenas para quem tem o perfil desejado. Em “Gerenciador de Anúncios”, clique na categoria “Público” e depois em “Demográficos”. Nesse primeiro passo, você seleciona quem será atingido pelo anúncio de acordo com sua média de renda.

Em “Comportamento”, é possível segmentar o público por critérios como idade, localização, interesses, gênero e assim por diante. Por exemplo, se você tem um restaurante que atende tanto vegetarianos quanto pessoas que comem carne, pode criar anúncios diferentes para cada tipo de público.

O direcionamento de anúncios ajuda a aumentar o número de vendas, encontrar novos clientes e reter os que sua empresa já tem.

Em termos de público, o Facebook também oferece a possibilidade de criar uma lista no Facebook baseado nos contatos que você já tem. Neste link, o empreendedor monta um “Público Personalizado”.

Para isso, deve ter uma lista de contatos com nome, telefone e email. O empreendedor deve exportar a lista para o Facebook, para que a rede social encontre seus perfis na plataforma. Assim, convida clientes e potenciais clientes para curtir a sua página.

O Facebook para Empresas ainda oferece uma outra função, chamado “Públicos Semelhantes”. A partir dela, o empreendedor escolhe seu público a partir dos perfis das pessoas que já estão cadastradas, aumentando assim a chance de ganhar novos clientes.

Público personalizado do site

Se você trabalha com a venda de produtos, sabe que muita gente compra por impulso. Na internet, as chances de que o cliente não finalize a compra ao acessar a sua loja online são grandes. No meio do caminho ele pode se distrair com a panela que está no fogo ou o bebê que não para de chorar. É tempo suficiente para pensar duas vezes e desistir.

Para entender qual cliente finaliza a compra e qual desiste no meio do caminho, há o Pixel do Facebook, um código que o empreendedor pode instalar no seu site para rastrear o que cada pessoa faz quando o acessa.

facebook

Foto: Reprodução

O Pixel mostra quem colocou produtos no carrinho e não comprou, quem apenas visualizou e saiu rápido, quem visualizou por horas e não chegou a encher o carrinho e quem finalizou a compra. Veja um tutorial sobre como instalar.

O Pixel também otimiza os anúncios para que sejam direcionados para as pessoas certas. Sabe quando você entra em um site de eletrodomésticos, pesquisa por máquinas de lavar, não compra nenhuma e em seguida aparece um anúncio no Facebook sobre o produto? Não é magia negra nem Deus dizendo que você deve finalizar a compra. É o Pixel tentando te vender novamente.

Criação de anúncios

Anúncios servem para vários propósitos, desde conquistar novos clientes até vender um serviço. Ao criar um anúncio, o empresário pode escolher o objetivo, como aumentar o número de curtidas na página, o engajamento, encontrar pessoas geograficamente próximas, divulgar o aplicativo do negócio e assim por diante.

Para isso, é preciso escolher o objetivo de marketing ao criar um anúncio. Segmentar o público e utilizar o público personalizado são ferramentas que também ajudam a direcioná-lo para as pessoas certas, de acordo com cada meta.

Cursos para aprender sobre o Facebook para Empresas

Quer aprender mais sobre como utilizar o Facebook para Empresas a favor do seu negócio? A rede social criou uma plataforma chamada Blueprint, onde disponibiliza cursos gratuitos sobre temas como gerenciamento de anúncios, uso do Instagram e otimização de campanha. São mais de 50 cursos disponíveis.

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