Realize > Dicas de especialistas

É possível trabalhar de casa?

senhora de cabelos brancos mexendo em notebook em casa

Depois de anos trabalhando em um emprego formal, com crachá pendurado no pescoço, tendo que obedecer a chefes e cumprir com horários, não é tão simples se acostumar a trabalhar de casa, ainda que num primeiro momento isso pareça como o paraíso. É possível fazer com que os outros e você mesmo se leve a sério? Como é ter uma rotina de trabalho tendo, no mesmo ambiente, uma cama, uma geladeira e uma televisão à disposição em qualquer horário? Ou ainda: como é dividir a mesma casa com uma pessoa que trabalha fora e acha que, pelo fato de você passar o dia ali, pode lavar e passar roupas, cozinhar, limpar banheiros, etc.?

Apesar de tudo isso, sim, é possível trabalhar de casa! A primeira coisa que precisa ficar clara para você e toda sua família é que algumas regras deverão ser seguidas, como por exemplo estabelecer alguns horários dedicados ao trabalho e aos cuidados com a casa. E quando você estiver fazendo uma das duas coisas deverá estar totalmente focada, sem perder tempo, nem se distrair com aquilo que não faz parte daquele horário.

Se ainda assim não funcionar, procure por um espaço de coworking gratuito ou combine com outros colegas empreendedores de irem trabalhar a cada dia na casa de um. Isso vai dar um gás novo no seu negócio e ainda pode render outras boas ideias a partir desses encontros.

Outra coisa que pode dar uma animada para trabalhar de casa é montar o cantinho do seu home office. Pode ser muito simples, mas só de ter um espaço separado dentro da sua casa que seja dedicado ao trabalho já fará toda a diferença. Organizar papeis e documentos, além de ter uma boa iluminação, estão entre as dicas para fazer o seu tempo render quando você trabalha de casa.

Para trabalhar de casa é preciso saber administrar seu tempo

Elisa Dantas, professora de costura que dá diversas dicas no canal A Costureirinha, fala neste vídeo aqui com a empreendedora Rafa Cappai sobre como foi o processo de se acostumar a trabalhar de casa. Ela destaca a Técnica Pomodoro, criada pelo italiano Francesco Cirillo na década de 80, para aumentar a produtividade. Depois de muita pesquisa, ele chegou à conclusão de que o tempo ideal para trabalhar sem parar e com bastante atenção é de 25 minutos. Você deve, primeiramente, fazer uma lista com as tarefas pendentes, programar um cronômetro para 25 minutos, escolher uma das tarefas e trabalhar nela sem ser interrompido (isso significa não entrar no Facebook, nem no WhatsApp). Quando o alarme tocar, pare por cinco minutos.

Ao voltar, siga na mesma tarefa ou risque-a, se ela tiver sido completada. A cada quatro períodos de 25 minutos trabalhados faça uma pausa mais longa, de 30 minutos. Repita esta técnica todos os dias, pois ela vai ajudar você a manter o foco. No fim de um mês, você vai descobrir quantos “pomodoros”, ou seja, períodos de 25 minutos, você leva para cumprir qualquer tipo de tarefa. Isso vai ajudar você a estimar prazos, o que pode ser muito importante no relacionamento entre clientes e parceiros em seu negócio.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.