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5 dicas para usar o Instagram para divulgar sua marca

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O Instagram não é apenas um aplicativo onde usuários compartilham fotos de viagens ou refeições gourmet. A rede social pode ser uma ferramenta e tanto para o empreendedor divulgar sua empresa e aumentar as vendas.

Em palestra no 6º Fórum Empreendedoras, Vitor Itakaki (especialista em conteúdo do Facebook e Instagram) explicou como o Instagram para empresas pode ser útil. O objetivo da rede social é transmitir sensações aos usuários por meio de belas fotos, como querer estar em certo local, comer tal refeição ou utilizar um produto. Na sua opinião, é um prato cheio para o empreendedor alavancar os negócios.

Mas criar uma conta profissional no Instagram não é suficiente. É preciso saber como utilizar a rede social da forma correta, criando as melhores imagens e mirando no público certo.

Como usar o Instagram para empresas

1 – Conta profissional

Para vender pelo Instagram é preciso ter uma conta profissional ligada à página da empresa no Facebook. Portanto, se o seu negócio não está presente nesta rede social, será preciso criar uma página antes de migrar para o Instagram.

Acesse o seu perfil pessoal no Instagram, vá em configurações e clique em “Mudar para o perfil comercial”. O aplicativo irá importar as informações da sua página empresarial no Facebook. Depois, basta customizar como preferir, inserindo logo e dados para contato.

Vitor reforça que é muito importante fornecer informações de contato na hora de cadastrar a conta, como email, telefone ou endereço.

2 – Informações da conta

Quando seu Instagram profissional estiver funcionando, você poderá acompanhar o desempenho da página e dos seu anúncios. Há duas informações principais: impressões (número de vezes que determinado post apareceu no feed de notícias dos seguidores) e alcance (quantas pessoas atingiu).

O número de impressões pode ser mais alto do que o alcance, pois diz respeito a quantas vezes um post foi visualizado. Isso significa que o mesmo usuário pode tê-lo visto mais de uma vez.

Analisar esses números é importante para entender quais anúncios se saíram melhor e como está o desempenho da sua página. Se estiver muito baixo, você provavelmente terá de mudar suas estratégias.

3 – Fotos

No caso dos anúncios, postar boas fotos não se significa compartilhar imagens belas, como um fim de tarde na praia ou filhotinhos dormindo. É preciso utilizar algumas táticas para chamar atenção do usuário:

Foto: Istock/Getty Images

– Seja simples: Deixe o elemento principal em destaque e utilize um tema único e sólido. Se você tem uma floricultura, por exemplo, o tema principal da foto devem ser os arranjos de flores que vende. Tirar fotos das flores em fundos muito coloridos ou decorados poderá prejudicar a composição e não irá atrair a atenção do potencial cliente.

– Guie o olhar: Geralmente, o que está no centro é o mais importante. Tenha certeza de que o que você quer mostrar está no “jogo da velha”, um quadradinho que aparece na tela enquanto está editando uma foto no Instagram. De nada adianta tentar vender um produto sem que ele esteja em destaque na imagem.

– Trabalhe o cenário de forma criativa: segundo Vitor, o que chama atenção do usuário realmente é a foto, e não a legenda ou o preço. Tire fotos criativas para chamar atenção, convidando modelos ou colocando os produtos em situações de uso interessante.

4 – Recursos extras

O Instagram disponibiliza alguns recursos extras que podem incrementar as publicações. O primeiro é o Boomerang. Ele já vem instalado no aplicativo e captura movimentos criando um efeito divertido de looping, como uma criança soprando bolinhas de sabão ou mordendo um delicioso bolo de chocolate.

O Hyperlapse e o Layout são outros recursos que deixam as fotos mais divertidas, mas não estão instalados no Instagram. É preciso baixar os aplicativos separadamente e editar a foto ou vídeo por ali, para posteriormente publicar no Instagram.

O Layout permite criar montagens de fotos, enquanto o Hyperlapse grava um vídeo cuja velocidade pode ser acelerada em até 12 vezes. O primeiro está disponível para Android e iOs e o segundo apenas para iPhone.

5 – Anúncios

Para divulgar anúncios no Instagram é preciso criá-los primeiro no Facebook. É importante notar que postar uma foto é diferente de criar um anúncio. É possível postar uma imagem e criar uma legenda com informações sobre o produto, como preço e disponibilidade. Já o anúncio ganha maior destaque no feed de notícias e os usuários sabem que se trata de uma propaganda.

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Foto: Istock/Getty Images

Veja aqui como criar um anúncio no Facebook. Após sua criação, habilite a opção para aparecer no Instagram também. Além disso, direcione para o público que você deseja atingir.

O Instagram mostra quem são as pessoas que mais interagem com a sua página e com determinados posts. Por exemplo, se fotos de mochilas são mais visualizadas pelas seguidoras adolescentes,  selecione a opção de direcionar para o público feminino de faixa etária reduzida quando for criar uma anúncio desse produto.

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