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Dicas simples para aumentar as vendas

aumentar as vendas

Em tempos de crise econômica no Brasil e no mundo, o empreendedor tem que ficar esperto para não perder o controle do seu negócio. Ele deve fazer uso de estratégias que sejam capazes de reverter o quadro negativo e, se esse for o caso, aumentar vendas. Segundo o Sebrae, os primeiros passos são procurar novos usos para os produtos que fabrica, apostar em lançamentos ou buscar outros mercados ainda pouco explorados.

“Estratégias de crescimento a partir do produto abrem novas oportunidades de vendas e lucros, enquanto reduz a dependência dos produtos existentes para o sucesso da empresa”, diz o texto do Sebrae.

Mais uma vez, vale lembrar da importância da organização dentro de uma empresa. Sem ela, fica mais difícil superar as dificuldades e sair de uma situação ruim. Para agitar o negócio e impulsionar o movimento de aumentar vendas, é preciso conhecer bem a área em que se atua, os concorrentes e novas formas criativas de penetração de mercado. Confira abaixo quatro dicas do Sebrae para atravessar maus momentos, que todo empreendedor tem de passar.

4 dicas para aumentar vendas

Penetração de mercado

Para ampliar o seu negócio, você vai precisar vender mais produtos para o mercado onde já atua — isso chama penetração de mercado. O objetivo principal é criar estratégias para convencer seus consumidores a adquirir mais produtos do seu negócio e aumentar vendas, assim, a sua fatia de mercado. Como conseguir isso? Você vai precisar dar descontos nos preços dos produtos e serviços que você já oferece, além de promover campanhas agressivas de promoção. Nesse caso, vale mais vender seu estoque para poder renová-lo em breve, alcançando uma margem de lucro que seja justa para você e entregue valor para seus clientes.

Desenvolvimento de mercado

Você já parou para pensar que os produtos ou serviços que você oferece podem ter ou ganhar novos usos? Ao pensar nisso, você está apostando no desenvolvimento do seu mercado. Um caso clássico é o bicarbonato de sódio, cujo uso original era a culinária, mas agora também é vendido como desodorante, limpador de tapetes, componente de cremes dentais, etc. Investir em pesquisas, estudos e muitas leituras pode ser uma ótima saída para que você descubra novas formas para aumentar vendas, de preferência, com o que você já tem.

Desenvolvimento de produtos

Outra boa opção é criar produtos para o mercado em que você já atua, diversificando o que você já tem. Quando você trabalha com a segmentação de produtos, fica mais fácil conhecer melhor seus clientes e hábitos. Alguns pontos para estudar em sua cartela de produtos e começar a pensar em diversificá-la:

  • Faixa etária: seus produtos são para pessoas mais jovens? Seria possível oferecê-los para pessoas mais velhas? Elas terão interesse? E as crianças?
  • Pessoa física X pessoa jurídica: seus produtos são feitos apenas para pessoas físicas? Já pensou em oferecê-los também dentro das empresas?
  • Nichos: seus produtos são para dentistas? Poderia oferecer para fisioterapeutas ou médicos?

Diversificação de produtos

Esta é a última opção que você deve arriscar: criar novos produtos para novos mercados. Isso porque, se você não tiver capital de giro, essa será uma alternativa que deverá ser desconsiderada. Mas se esse não for o seu caso e você estiver disposto a embarcar em uma nova aventura empreendedora, siga em frente. O ideal é buscar por um mercado em que você seja o primeiro explorador e, assim, ganhe vantagem em relação aos seus (futuros) concorrentes e, é claro, aumentar vendas.

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