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Você sabe a importância da comunicação para a sua empresa?

pessoas conversando sobre negócios em mesa de madeira

Você pode ter uma empresa incrível, que presta um serviço impecável, mas se não souber usar a comunicação a seu favor, a chance de o seu negócio decolar é pequena. O primeiro passo para uma boa comunicação é saber ouvir.

Quem presta atenção no que o outro está dizendo já tem meio caminho andado. Ouvir sobre as expectativas dos clientes, dos parceiros e dos fornecedores é uma característica que não pode faltar para quem é líder e pretende se destacar como empreendedor. Isso traz respeito mútuo e gera uma relação de confiança.

A mesma coisa vale para uma negociação. Ouvir e entender as necessidades de quem quer que seja pode fazer toda a diferença na hora de fechar um contrato. Segundo uma estatística levantada pelo site do Sebrae, o ouvinte comum lembra de apenas 50% do que foi comunicado. E isso pode prejudicar e muito os negócios. Uma comunicação clara e objetiva é a chave para o sucesso. Quando as informações são transmitidas de maneira confusa, com dados faltantes ou deturpados, um negócio que poderia ser promissor acaba indo pelo ralo.

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Existem maneiras de tentar, ao máximo, ter uma comunicação plena com quem se conversa. Isso significa conseguir fazer com que a outra pessoa entenda exatamente as ideias que você está querendo passar. Primeiramente, você precisa de um lugar tranquilo, onde não haja muito barulho e outros tipos de interferências. Procure também evitar o uso do celular ou das redes sociais enquanto conversa. Outro tipo de barreira bastante comum envolve o lado pessoal e emocional de cada um. Não é fácil lidar com preconceitos e problemas individuais. Sabendo desse entrave, exponha suas diferenças de forma gentil, colocando-se sempre no lugar do outro. Isso vai gerar empatia e a pessoa com quem você conversa estará mais disposta a ouvir o que você tem a dizer.

Dicas para uma boa comunicação

Outro grande problema durante a comunicação ocorre quando as palavras são mal interpretadas. Antes de tirar qualquer tipo de conclusão e se colocar de maneira precipitada, faça perguntas de modo que as informações se esclareçam. Certifique-se também de que tudo está sendo passado: não esconda nenhuma informação importante sobre o assunto que está sendo comunicado. E, por último, preocupe-se em falar apenas o necessário. Um volume excessivo de informações pode não ser assimilado totalmente.

Portanto, saiba dar pausas no diálogo e se certifique de que está entendendo a mensagem que está querendo passar e vice-versa. Ao final, peça mais esclarecimentos sobre pontos que não ficaram tão claros e ouça atentamente sem interromper a linha de raciocínio do outro. Além de ser falta de educação, interromper impede que as informações fluam.

É importante também ficar atento à comunicação não-verbal, ou seja, a tudo aquilo que é dito por meio de gestos, feições e movimentos feitos com o corpo. Também devemos prestar atenção a esse tipo de linguagem que, muitas vezes, diz mais do que as palavras. Ou ainda, quando algo está sendo dito, mas o corpo reage de uma forma completamente diferente. Essas sutilezas, que podem ser notadas por meio da observação atenta, podem fazer toda a diferença também na comunicação.

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