Realize > Dicas de especialistas

Vender flores na primavera: floricultura online, eventos e mais ideias de negócio

vender flores

Vender flores é um negócio que costuma dar bastante lucro, principalmente durante a primavera. A estação tem início no dia 22 de setembro e dura praticamente até o fim do ano, em 21 de dezembro, quando começa oficialmente o verão.

Hoje, há diversas opções para quem deseja trabalhar com a venda de flores: abrir uma floricultura, fazer a decoração de eventos, montar uma loja online ou manter o foco no cultivo e atuar como fornecedor.

Segundo o SEBRAE, o mercado de flores está se consolidando como presente complementar e como símbolo de qualidade de vida, voltado para o bem-estar. Portanto, além de atender eventos como casamentos e festas de aniversário, o florista pode atender o consumidor final que deseja trazer um pouco mais de cor e aroma para sua própria vida, em casa ou mesmo no escritório.

Afinal, quem não gosta de ganhar flores? Presentear pessoas com essas plantas passa mensagens de carinho, acolhimento, beleza e gratidão. Que tal entrar nesse mercado?

Como abrir uma floricultura

O primeiro passo para abrir qualquer comércio é escolher uma boa localização. Se o seu objetivo é vender por um preço popular, procure regiões centrais ou pontos movimentados em bairros populares. Mas se pretende investir em artigos mais caros, procure um ponto com bastante movimento do público que deseja atingir.

vender flores

Foto: Istock/Getty Images

Antes de fazer o investimento, pesquise o mercado local e conheça seus concorrentes. Assim terá uma ideia de quais produtos investir e de quanto cobrar. Além disso, pesquise sobre a legislação para abrir esse tipo de comércio. Procure por um contador para fazer o registro da empresa, gerar o CNPJ e o alvará de funcionamento junto a prefeitura municipal. Ele também deverá informar o empreendedor sobre outros detalhes técnicos.

Um dos pontos mais importantes para quem vai abrir uma floricultura é escolher bons fornecedores. Geralmente, são associações de produtores ou de pessoas comuns que trabalham com o cultivo de flores. Procure por indicações e bons preços. Se achar mais interessante, tiver espaço e tempo, cultive suas próprias flores.

Para abrir uma floricultura, você terá de arcar com muitos gastos: aluguel do ponto comercial, montagem do estoque de flores, balcão, expositores, materiais de escritório e outros utensílios para o dia a dia como papel para embrulho e vasos. Se tiver funcionários, terá de arcar com o salário e os encargos trabalhistas.

Como vender flores online

Para reduzir os gastos, há quem prefira montar uma floricultura online. Esse modelo de negócio cresceu bastante nos últimos anos, pois é conveniente tanto para o empreendedor, quanto para o cliente.

Para abrir uma floricultura online, você também precisará criar o CNPJ da empresa, resolver questões burocráticas e legais e escolher bons fornecedores. Além disso, será preciso escolher um site para hospedar a sua loja virtual.

Para vender pela internet, você deverá tirar boas fotos das flores, arranjos e produtos e fazer a divulgação nas redes sociais. Além disso, é importante ter um espaço para armazenamento e definir como será feita a entrega, além do valor do frete. Com a floricultura online, você terá chance de expandir seu público e de atingir pessoas que vivem mais longe.

Há, ainda, a opção de criar uma loja online como complemento da loja física. Assim, irá atingir tanto as pessoas que preferem fazer a compra pessoalmente, quanto as que preferem comprar pela internet.

Paisagismo e jardinagem

O paisagismo e a jardinagem são ramos que podem ser muito rentáveis, mas exigem habilidades e conhecimentos específicos. É preciso ter boas noções de cultivo e decoração para não errar na hora de comprar insumos e de produzir os ambientes.

Além disso, há várias formas de trabalhar na área. Há quem trabalhe apenas com mudas de árvores, flores, plantas ou com uma junção de tudo. Analise o mercado e a região onde vive para escolher com o que trabalhar. Sempre procure por produtos de qualidade e que tenham boa durabilidade, especialmente quando o assunto são flores, que costumam ter um tempo menor de vida.

O investimento para abrir uma empresa de jardinagem ou paisagismo varia de acordo com o que você vai produzir. Provavelmente terá de investir em sementes, terra, minhocas, utensílios para o plantio e outros insumos. Se tiver um espaço fixo, terá de arcar com os gastos. Mas o lado positivo de entrar nessa área é não ter a necessidade de abrir uma loja ou escritório, você trabalhar de caso num esquema home office.

Trabalhar com eventos

Grandes eventos, como casamentos, formaturas e festas de aniversário são quase sempre decorados por flores. O profissional responsável também deverá ter boas noções de decoração e trabalhar com bons fornecedores para se dar bem nesse mercado.

vender flores

Foto: Istock/Getty Images

Geralmente, o responsável pela decoração desses eventos já cuida da parte de flores. Portanto, há duas áreas para se especializar: ser um fornecedor de flores para decoradores, ou atuar como o próprio decorador, fechando parcerias com produtores.

Trabalhar com eventos exige planejamento e responsabilidade, já que a demanda é alta. As flores devem ser bem selecionadas e o empreendedor deve estar preparado para possíveis imprevistos. Já pensou se no dia do casamento, toda as flores estiverem mortas? Ou se chover muito dias antes e as flores estiverem murchas? Para evitar esse tipo de situação catastrófica, é preciso bolar um plano, ter vários fornecedores na manga ou conhecer plantas que são mais resistentes e menos sujeitas a intempéries.

Outra área para se especializar é na confecção de coroas de flores. Geralmente, as lojas especializadas ficam próximas dos cemitérios e velórios e vendem tanto arranjos quanto coroas.

Você já pensou em vender flores? Em qual área gostaria de se especializar? Deixe suas dúvidas.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.