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Você sabe calcular o valor do ticket médio do seu negócio?

mão de mulher usando calculadora

Por que você precisa ler este texto?

Saber o valor do ticket médio da sua empresa é importante para planejar suas próximas vendas e até para conseguir investimento. Saiba como calculá-lo.

O ticket médio é o valor médio que cada cliente compra em seu estabelecimento. Ele é calculado a partir da soma de suas vendas e dividido pelo número de clientes que fizeram essas compras. Por exemplo, vamos imaginar que o volume de vendas em um dia em sua loja foi de R$ 3 mil, sendo que 100 clientes compraram lá. Se dividirmos os R$ 3 mil pelos 100 clientes, você saberá que o tícket médio foi de R$ 30. Pois bem, e o que fazer com o valor do tícket médio?

As empresas que trabalham com varejo, em especial, devem avaliar constantemente o valor do tícket médio para planejar suas futuras vendas e lucros cada vez maiores. Sabendo qual é o valor do seu tícket médio, você vai poder avaliar o que os seus clientes compraram e preparar suas prateleiras e vitrines de acordo com o gosto deles. A ideia é estimular ainda mais as vendas dos produtos preferidos de seu público-alvo e também chamar a atenção dele para outros itens que não estavam previstos em suas compras. Se eles se interessarem por esses produtos “extras”, há grandes chances do valor do seu tícket médio aumentar.

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Outra boa iniciativa, segundo o site do Sebrae, é aumentar a oferta de mercadorias para que os seus clientes encontrem tudo o que precisa lá. Pergunte sempre a eles, no ato da venda, se sentiram falta de alguma coisa específica. Se estiver de acordo com o perfil do seu negócio, procure anotar o que ele disse e considerar vender nas gôndolas em breve. Lembre o seu cliente também de levar outros itens que ele possa estar esquecendo. Por exemplo, se ele comprou carne para churrasco, pergunte se ele já comprou sal grosso, carvão, cervejas, etc. O bom empreendedor sabe ouvir e atender as necessidades de sua clientela.

Dicas para aumentar o seu ticket médio

O segredo para aumentar o ticket médio é aumentar a oferta. Quanto mais produtos interessantes para os seus clientes, maior é a chance deles comprarem e levarem o que nem estavam imaginando. Outro bom exemplo dado pelo Sebrae é oferecer pratos irrecusáveis em um serviço de bufê, caso você tenha um restaurante. Uma boa ideia é caprichar nas sobremesas. Afinal, se o seu cliente estiver satisfeito, mas gostar muito de doces, não vai deixar passar um belo quindim ou uma torta de morango. Vale, é claro, trabalhar de forma consciente e sustentável, avisando os clientes previamente de que o desperdício será cobrado.

Quando você consegue vender “algo a mais” para o seu público, automaticamente você está aumentando o seu ticket médio. Se contar com os clientes fieis que sempre frequentam o seu estabelecimento, você sem dúvida terá lucro. E ele será ainda maior se, a partir do boca-a-boca, esses clientes fieis passarem a divulgar o seu negócio entre conhecidos, amigos e parentes. A oferta sendo boa, tal e qual a variedade, além do bom atendimento, é claro, não tem como você não brilhar em seu negócio e dar vida longa a ele. Seja criativo, coloque a mão na massa e não perca mais tempo!

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