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Quiz: você conhece o seu cliente?

homem escolhendo comida dentro de loja com homem atendendo-o

Para abrir o próprio negócio, não basta ter uma ideia incrível. Muitas vezes, o que você pensou pode ser maravilhoso para você, mas não para outras pessoas. Isso pode acontecer por diferentes motivos: a sua oferta já é bastante comum no bairro onde mora, o preço final é muito alto e o produto não vale o investimento ou simplesmente você está oferecendo algo que não interessa a quem vive por ali. Afinal, você conhece o seu cliente?

Aqui no site Meu Negócio Brilhante, você já deve ter lido sobre “O que é um modelo de negócio?”. Se não viu ainda, clique já e depois volte para esta matéria. Lá, falamos sobre a importância de organizar um plano que apresenta como o seu negócio vai funcionar e uma das etapas mais importantes é a forma como você vai criar e entregar valor aos seus clientes. Isso significa pensar em um produto ou serviço que atenda às necessidades de um número cada vez maior de pessoas, o que levará inevitavelmente ao lucro da sua empresa.

Parece simples, mas exige um trabalho cuidadoso por algum tempo antes de lançar propriamente o negócio. Segundo os especialistas Bob Willheim e Dony De Nuccio, autores do livro “Nasce um Empreendedor”, o primeiro passo é definir o seu público-alvo. Pegue um papel ou o computador e escreva as características e hábitos que você imagina que o seu cliente tenha: sexo, faixa etária, renda, razões de compra. Entender os motivos que levará ele adquirir o seu produto ou serviço é muito importante para o sucesso do seu negócio.

Fique de olho na concorrência para ganhar o seu cliente

Outra dica brilhante que eles dão é ficar de olho na concorrência. Veja quem é que está frequentando e comprando nos lugares que têm um perfil parecido com o seu negócio. Se o dono for seu conhecido, pergunte a ele quais são os principais hábitos da maioria dos clientes. Por exemplo, se for um restaurante, procure saber qual é o horário de maior movimento, se eles costumam pedir um cafezinho após as refeições, se pagam em dinheiro, cheque ou cartão. A forma de pagamento é um ponto importante, afinal você precisa saber se terá de investir em uma máquina de cartão de débito e crédito para já incluir na planilha de despesas.

Muitas coisas você vai descobrir quando já estiver com o seu negócio funcionando, é claro, mas ter uma ideia a grosso modo antes de inaugurá-lo é essencial. E, por isso, a sua concorrência pode se tornar um aliado.

Junto a essa pesquisa do perfil de seu cliente, é bom você pensar na “cara” de sua empresa. Qual é a imagem que você quer passar para ele? Já imaginou como vai apresentar o seu negócio? Como vai querer ser lembrado no boca-a-boca? Coloque tudo isso no papel também, afinal isso faz parte da estratégia para conseguir um número cada vez maior de clientes.

O empresário Alexandre Accioly conta no livro “Nasce um Empreendedor” sobre como se diferenciou em um mercado cheio de academias de ginástica. Ele percebeu que, com a correria do dia-a-dia, o que as pessoas precisavam era um “ambiente para promover o bem-estar”. Foi assim que ele criou o conceito de clube indoor que, além de uma academia com equipamentos e aulas de ginástica, oferece também um espaço para fazer novos amigos, distrair-se e sair da rotina casa-trabalho e promova saúde e beleza. Conversando com os clientes, ele descobriu que essas eram as principais motivações para as pessoas procurarem uma academia.

No quiz abaixo, nós preparamos um quiz para que você teste os seus conhecimentos a respeito do seu público atual ou futuro. Confira se você está alinhada com a necessidade deles e comece a fazer o seu negócio brilhar!

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