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Como pensar na recompensa do crowdfunding

mulher segurando caixas com recompensa de crowndfounding

Quando você decide promover um financiamento coletivo para o seu projeto ou negócio, precisa parar para pensar na recompensa do crowdfunding. Afinal, as pessoas ficam ainda mais animadas em ajudar financeiramente quando veem que vão ganhar algo, além de ver acontecer a ideia pelo autor. As recompensas podem variar de acordo com o valor doado, mas é muito importante pensar com carinho no que você pode oferecer a cada um de seus apoiadores.

O jornalista e escritor Julio Cruz Neto lançou o livro “Caranguejo do Saara” pela plataforma Eco do Bem há dois anos. Arrecadou R$ 24.370, R$1.205 a mais do que seu orçamento inicial. Para alcançar esse sucesso, precisou batalhar bastante nas redes sociais e no cara-a-cara. Pensar nas recompensas que seriam oferecidas fizeram toda a diferença também, segundo ele. “Bole recompensas que as pessoas vão ter interesse e que tenham a ver com o projeto que você está apresentando”, diz Julio.

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No caso do escritor, que queria lançar um livro de memória sobre duas viagens que fez para acompanhar o Rally Paris-Dakar, ele conseguiu peças usadas pelos pilotos, como casacos, camisetas e bonés autografados, e que foram oferecidas como recompensas. A jaqueta, por exemplo, era uma recompensa para quem doasse R$ 300 ou mais. Junto a cada uma dessas peças, Julio também ofereceu um ou mais livros e uma ou duas fotos ampliadas tiradas por ele durante a viagem.

Recompensa do crowdfunding faz diferença

Dessa forma, Julio conseguiu apoio indireto de grupos de pessoas que amavam fazer rally pelo Brasil e em todo o mundo. Elas foram responsáveis por ajudar, inclusive, na divulgação de seu projeto. “Consegui manter o engajamento dos apoiadores durante um tempo e isso também aconteceu pelo fato de eu convidar alguns dos pilotos e navegadores, que participaram das edições do Paris-Dakar junto a mim, para eventos que eu mesmo organizei”, conta.

Julio convidou para um bate-papo todos os interessados em ouvir de perto as histórias do Amyr Klink que, poucos sabem, foi navegador de um dos carros que representavam o Brasil na competição em 2000. Foi difícil conseguir uma data na agenda do aventureiro, mas Julio não desistiu tão fácil. O evento lotou e ele vendeu alguns livros, ainda por cima, com autógrafos especiais de ambos.

Para conquistar a atenção das pessoas e fazer com que elas apostem em seu projeto, você precisa ter muita disposição, além, é claro, de acreditar na ideia do que está “vendendo”. Antes de construir a sua página em uma plataforma de crowdfunding, peça ajuda a pessoas experientes em arrecadar fundos de financiamento coletivo. Ouça críticas e sugestões. Ajeite todos os detalhes e vá estruturando, aos poucos, o seu crowdfunding. Pergunte aos amigos mais próximos e pessoas de confiança se eles comprariam a sua ideia. E que tipo de recompensa esperariam ter. Considere todas as opções e atenda às expectativas que forem possíveis. Trocar ideias nunca é demais e pode render ótimos frutos.

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