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Quiz: você é mais produtiva de manhã ou à noite?

mulher mexendo em tablet com café ao lado

A sua rotina costuma começar cedinho e você acorda bem disposta para isso? Ou para você é muito difícil trabalhar em horário comercial, pois sente que rende melhor à noite? O horário de trabalho ideal é aquele que funciona de acordo com seu relógio biológico (o ciclo de como o seu corpo costuma funcionar).

Esse ritmo interno, que se repete a cada 24 horas em todas as pessoas, é chamado ritmo circadiano. Ele controla temperatura e pressão arterial, produção de hormônios, sensação de fome, digestão dos rins e do intestino, entre outras funções.

Mas como a maioria das pessoas trabalha em horário comercial, especialistas dão dicas para aumentar seu ritmo, caso você renda melhor à noite e durante a madrugada. Preparar um café da manhã reforçado antes de começar o trabalho, tomar sol durante o dia e comer fora podem ajudar a melhorar o mau humor e a disposição pela manhã.

No horário do almoço, prefira comer algo leve (deixe a feijoada para o sábado com a família!) e tome um suco de fruta natural. Se ainda assim o sono bater forte depois que voltar ao trabalho, vá ao banheiro lavar o rosto e dê uma voltinha no quarteirão. Você vai ver que medidas simples como essas já vão renovar sua disposição.

A importância do sono e do horário de trabalho flexível

Pare e pense: quantas horas, em média, você tem conseguido dormir ultimamente? O corpo humano precisa de seis a oito horas de descanso, de acordo com especialistas. Se tem dormido menos do que isso é melhor rever seus compromissos.

O que pode acontecer, a longo prazo, é você ficar com uma estafa tão grande a ponto de afetar seu sistema imunológico e causar algum tipo de doença. Obesidade, predisposição ao diabetes e alterações cardiovasculares (infarto ou derrame) estão na lista dos males que a falta de sono pode trazer.

Caso a ansiedade não te deixe dormir, respire de forma profunda e lenta, várias vezes. Esse tipo de respiração tem o poder de acalmar. Se ainda por cima você tomar um chá quentinho antes de deitar, nada irá te impedir de cair naquele sono delicioso.

Lembre-se: os problemas não serão resolvidos durante a madrugada, portanto deixe as preocupações de lado e tenha bons sonhos!

Vale dizer que é justamente pelo fato de cada um de nós ter um tipo de ritmo circadiano que muitos empreendedores estão apostando em horários de trabalho mais flexíveis, que deixem o trabalhador à vontade para se planejar. Contanto, é claro, que cumpra com todas as suas obrigações.

Se você já tem o seu negócio e precisa que sua equipe dê o melhor de si, vale a pena pensar a respeito: é melhor estabelecer metas semanais, por exemplo, do que obrigar pessoas que não gostam de acordar cedo a trabalharem duro às sete horas da manhã.

Se você ainda tem dúvidas sobre o horário de trabalho que funciona melhor para seu corpo, faça o teste abaixo e comece a trabalhar a seu favor!

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