Primeiros passos > Organize-se

Um aplicativo do MEI, lançado pelo Sebrae, promete ajudar a vida do empreendedor

Os aplicativos de celular servem para nos ajudar a organizar o nosso dia a dia. Como empreendedor, você vai agradecer por eles existirem. Existe um, em especial, que promete deixar o seu negócio sempre em dia e organizado: chama-se QIPU, um aplicativo para o MEI que foi pensado pelos profissionais do Sebrae. Com ele, você vai poder lançar suas vendas, despesas, cadastrar clientes, saber de todos os benefícios que o MEI tem direito e ver se está em dia com suas obrigações, como pagamento dos boletos de DAS, entre outros.

screenshot do aplicativo na parte de recados e lembretes

Foto: Reprodução/Site

Logo que você baixa o aplicativo em seu celular, uma série de caixinhas vão se abrir explicando onde você vai se informar sobre cada um desses detalhes tão presentes no dia a dia de todos os empreendedores. Avisos importantes vão se abrir na tela para que você não esqueça de nada e se mantenha regularizado. Há um menu, na lateral esquerda, que dá acesso à declaração anual, relatórios, dicas e ajuda, principalmente com informações relativas a sua conta.

Para que o QIPU funcione direitinho e deixe você atualizado de tudo sobre o seu negócio, é preciso que sejam inseridos os seus dados pessoais e profissionais. Você pode, inclusive, optar por emitir nota fiscal eletrônica pelo aplicativo (se for possível na sua região). Há também a opção de inserir o logotipo parte da identidade visual da sua empresa e deixar seus recibos mais bonitos.

Leia mais:
Como criar uma identidade visual para o seu negócio
Abrir uma MEI é fácil: veja o que você precisa
Como ter um funcionário como MEI

Acompanhe o seu fluxo de caixa no aplicativo do MEI

O sistema do QIPU é tão inteligente que apresenta, automaticamente, um gráfico com suas despesas e vendas nele. Eles têm cores diferentes (azul para vendas e vermelho para despesas) e, por isso, facilitam a visualização do andamento das suas finanças. São atualizados ano a ano e, em um clique, você pode acessar os anos anteriores. Assim, você terá como controlar muito mais facilmente o sucesso dos seus negócios, além de saber apontar onde não vai muito bem.

Neste aplicativo do MEI, você também pode acompanhar o fluxo de caixa. Basta inserir a data e o saldo inicial para começar a controlar as entradas e saídas de recursos do seu negócio. Conforme você for adicionando todas essas informações, um relatório de resultados será automaticamente gerado e apresentando a você com apenas um clique. Lá, você poderá analisar as receitas (vendas), a produção própria, os custos, as compras de mercadorias, o lucro bruto, as despesas e, por fim, o lucro líquido.

Nesse mesmo esquema, também é possível acompanhar o relatório mensal e a declaração anual. Tudo gerado automaticamente. Se, no meio do caminho, você tiver qualquer dúvida, clique em “Ajuda MEI”. Lá estão as perguntas mais frequentes — e, claro, as respostas para elas — e também os tutoriais como, por exemplo, “como gerar o histórico do DAS” ou “como fazer um lançamento de venda parcelada no QIPU”. Cursos gratuitos e acesso a um especialista do Sebrae, disponível para tirar suas dúvidas, ainda estão entre as maravilhas. Baixe já este aplicativo do MEI, explore tudo, arrase em seu negócio e saia brilhando por aí!

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.