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O que é CRM e como ele pode ajudar você em seu negócio

CRM

CRM vem do inglês “customer relationship management”, que significa “gestão de relacionamento com o cliente”. É uma estratégia de negócio com foco no cliente, que engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento. O conceito foi criado em 1993 pelo executivo americano de tecnologia Thomas Siebel, como uma evolução dos sistemas de atendimento a clientes que já existiam.

A partir da identificação dos hábitos de compra de cada cliente é possível projetar o futuro, inclusive a compra de outros produtos e serviços oferecidos pela empresa e por eventuais parceiros.

CRM envolve aquisição, análise e uso das informações fornecidas pelos clientes para um processo de vendas mais eficiente. A primeira etapa desse processo se baseia no cadastro de clientes.

O CRM ajudará você a identificar se algo vai mal em seu negócio. A saúde da sua empresa depende de clientes e parceiros, com quem você precisa manter uma boa relação. Se as vendas diminuem, clientes em potencial não são mais atraídos e o conteúdo oferecido pelo marketing não tem tanta aceitação, isso pode ser um sinal de que o seu CRM está sendo mal administrado.

Uma das partes mais importantes do CRM é nutrir leads, ou seja, conquistar potenciais clientes que finalizem uma compra e voltem a fazer negócio com você. Uma boa gestão de relacionamento com o cliente organiza as informações dos clientes antigos e dos novos e acompanha o que está sendo feito com cada um deles.

O CRM também serve para delegar tarefas e acompanhar o andamento de cada um dos funcionários da empresa. Existe uma plataforma que registra as atividades de cada um deles e faz com que eles executem o trabalho de 20% a 60% mais rápido. Para que seja possível saber se o cliente está, de fato, satisfeito e se as vendas subiram, há o recurso das métricas. Elas vão analisar e apontar as necessidades, o comportamento e as demandas do consumidor.

Ferramentas boas e baratas de CRM

Primeiramente, identifique o que a sua empresa precisa. É de gestão de leads e clientes? É de organização da equipe para atender melhor as demandas? Converse com outros empreendedores para saber qual programa de CRM eles utilizam e veja se eles estão satisfeitos. Eis abaixo alguns dos mais populares:

Salesforce

Uma das mais tradicionais, a Salesforce oferece seis grandes ferramentas, que se dividem em Sales Cloud, direcionada aos processos de venda; Service Cloud, para o atendimento e helpdesk; Marketing Cloud, que cuida dos processos do marketing; Sales Community, uma rede social da Sales Force; um Wave Analytics, para todas as métricas e, por fim, uma ferramenta para customizar aplicativos. Você pode testar gratuitamente por trinta dias.

Hubspot

A Hubspot permite acessar todos os dados de seus clientes, controlar conteúdo e performance de marketing, entre outras coisas. Tudo em um só software. Por 30 dias, você tem acesso total gratuito, depois disso o serviço será cobrado, neste caso, em dólar.

Agendor

Com o software do Agendor, é possível cadastrar clientes, organizar acompanhamento, criar lembretes e acompanhar demandas e métricas do início ao fim das vendas. Há a opção de um plano gratuito, mas limitado. Além disso, o site do Agendor oferece várias dicas sobre o mundo do empreendedorismo.

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