Mude o seu jeito de pensar para alcançar seus objetivos
Já ouviu falar em atitude mental? Mesmo que você não saiba o que essa expressão significa, tenha
É possível aprender algumas técnicas para focar e aumentar a produtividade durante o dia. Existe um método chamado SMART, que tem por objetivo melhorar o foco, a memória e as funções cognitivas (aquelas que servem para adquirir conhecimento). Com isso, você vai conseguir organizar a rotina de trabalho em casa. Ele foi inventado por Sandra Bond Chapman, fundadora do Centro da Saúde Cerebral da Universidade de Texas-Dallas, nos Estados Unidos, que falou a respeito da técnica para o site Fast Company.
O objetivo do SMART é melhorar a habilidade do cérebro de pensar de maneira mais ampla — e não apenas nos detalhes. É o que Sandra chama de processamento do cérebro de cima para baixo. Por exemplo, imagine que você está ouvindo alguém contar uma história. No método SMART, você não deve perder tempo com os pormenores, pois isso pode limitá-lo e fazer com que você fique preso nessa forma restrita de pensar, tornando-se difícil ser visionário. O ideal, segundo SMART, é treinar o cérebro para olhar de forma mais macro, amplo, para entender o todo.
Por isso, foram criados três focos no programa: atenção estratégica (como parar de fazer mil coisas ao mesmo tempo e conseguir focar em apenas uma atividade), flexibilidade mental (ser capaz de considerar diversos pontos de vista) e integração (conseguir destacar as informações mais importantes dos detalhes para compreender o todo). Abaixo, seguem as principais dicas para que você consiga organizar a rotina e fazer o seu dia ficar ainda mais brilhante!
O dia a dia exige que façamos mais de uma tarefa ao mesmo tempo, mas isso é prejudicial ao nosso cérebro. “Quando mudamos nossa atenção de uma coisa para outra, nós deixamos de aprender a fazer as coisas”, diz Sandra. Então, antes de responder um e-mail ou responder as mensagens no WhatsApp, termine o que começou a fazer.
Encare tudo como se fosse um repórter: observe todas as informações primeiro e, depois, comece a analisar o significado de todas elas juntas. Não tire conclusões precipitadas e nem tenha vergonha de perguntar o que não sabe. Só assim você vai conseguir ter uma visão mais geral que vai facilitar o entendimento sobre o assunto.
Empatia é a capacidade de alguém se colocar no lugar do outro. E essa é uma ótima maneira para treinar o cérebro: force o pensamento com uma visão diferente da sua. Dessa forma, você conseguirá explorar novas visões e ampliar o seu conhecimento. Em seu treinamento com o exército americano, Sandra pedia para que os soldados pensassem no motivo que levava Bin Laden a ser considerado um líder carismático para algumas pessoas.
Tire, pelo menos, cinco minutos para descansar o cérebro. Isso significa ficar sem nenhum tipo de tecnologia (Facebook, WhatsApp, Instagram) ou trabalho por perto. Não é à toa que as melhores ideias surgem no banho ou no banheiro. “É por que naquele momento as pessoas pararam de tentar. O intervalo para o cérebro é uma das maneiras de manter nossa energia mental carregada”, afirma Sandra.
Pare de tentar saber sobre tudo. Selecione melhor sobre o que deseja aprender e foque nisso. Leia poucos artigos e adquira mais conhecimento dessa forma.