Primeiros passos > Organize-se

Como limpar o nome no SPC ou Serasa

Limpar o nome

Por que você precisa ler este texto?

Ter o nome sujo pode causar muitos problemas ao empreendedor, como não poder abrir conta em banco e não ter acesso a financiamentos.

Quem dá cheques sem fundo, não paga a fatura do cartão de crédito ou não honra empréstimos feito em instituições financeiras pode ficar com o nome sujo. Quando isso acontece, o cidadão em questão pode ser prejudicado de muitas formas. Por isso, aprender a limpar o nome no SPC ou Serasa é importante, especialmente para quem está pensando em se tornar empreendedor.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e o Serasa são empresas que têm dados de todos os inadimplentes no Brasil. O objetivo é fornecer informações para lojas e bancos sobre os cidadãos, assim como dar mais segurança para essas instituições.

Se o cidadão deixar de pagar uma dívida, como mensalidades de um curso ou o financiamento de um carro, a empresa pode enviar os dados do devedor para o SPC ou Serasa. Essa informação fica disponível para outras empresas, e pode dificultar o acesso da pessoa a novos empréstimos, compras ou até a vagas de emprego.

Consequências de estar com o nome sujo

Quem está com o nome sujo poderá ser prejudicado em seleções para vagas de emprego, caso a empresa solicite a informação ao Serasa ou SPC. Assumir cargos públicos também poderá ser um problema, já que muitos editais exigem que o candidato não seja inadimplente.

A vida financeira também fica complicada. Quem fica inadimplente não pode abrir conta bancária ou adquirir cartão de crédito. Para o empreendedor, isso pode ser especialmente complicado. Afinal, ter conta em banco é essencial para manter o fluxo de caixa e o controle financeiro da empresa.

Mas, atenção: estar com o nome sujo não impede a abertura de empresa ou MEI.

Diferença entre nome sujo e CPF irregular

Diferente do nome sujo, o CPF irregular pode te impedir de abrir uma empresa. O indivíduo pode ficar nessa situação por alguns motivos, como deixar de apresentar a Declaração de Imposto de Renda pelos últimos cinco anos ou fazer uma declaração que não bata com seus rendimentos.

Cidadãos que têm dívida ativa na Receita Federal também podem ser impedidos de abrir empresa. Isso acontece quando a pessoa física ou jurídica deixa de pagar impostos ao governo, como o IPTU.

Se você deseja abrir empresa em breve, é importante regularizar seu CPF e limpar seu nome. O CPF irregular te impede de gerar o CNPJ, enquanto o nome sujo dificulta para conseguir empréstimos, financiamentos e acessos a créditos diversos.

Como limpar o nome no SPC ou Serasa

Há três formas de limpar o nome:

Pagamento da dívida: é possível pagá-la à vista ou de forma parcelada, renegociando via SPC ou Serasa. No caso do pagamento à vista, o nome fica limpo em um prazo de cinco dias. No caso do parcelamento, o nome fica limpo após o pagamento da primeira parcela.

Contestar a dívida na justiça: quando a dívida não foi feita pelo consumidor, tem cláusulas ou juros abusivos, pode ser contestada. Se não for provado que houve abuso da instituição, porém, o cidadão terá que efetuar o pagamento em algum momento.

Se a dívida já completou cinco anos, o nome da pessoa fica automaticamente limpo no SPC e Serasa, o que não quer dizer, no entanto, que a dívida caduca. Ela continua existindo.

Também é possível limpar o nome pela internet, usando o site Limpa nome online. Ele permite renegociar as parcelas e escolher a melhor opção de pagamento para o seu bolso. Depois, basta imprimir o boleto e pagar.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.